Márcio Kroehn

    Márcio Fonseca Kroehn

    Márcio Fonseca Kroehn é editor-chefe do E-Investidor, portal de investimentos e finanças pessoais do Estadão, lançado em março de 2020. No Grupo Estado também está à frente da coluna Minuto E-Investidor, na rádio Eldorado.

    Foi eleito para compor os Top 50 do Prêmio Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2016, 17, 18 e 19 iniciativa do Jornalistas&Cia, em parceria com a Maxpress.

    No início de 2020, passou a ser podcaster de Os Goleiros, um projeto pessoal criado para falar de sua paixão pelo futebol e pela posição mais emblemática do esporte.

    Nascido em 16 de abril de 1980, Kroehn é formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu (USJT/SP). Iniciou a carreira como repórter de Economia e Negócios da CardNews Magazine, revista especializada em notícias sobre o setor de meios de pagamento eletrônico. Ficou na publicação até 2006.

    Em outubro de 2006, transferiu-se para a reportagem de Finanças, Investimentos e Macroeconomia da revista IstoÉ Dinheiro, cargo que ocupou até outubro de 2009, quando foi promovido a editor-assistente. Na Editora Três, colaborou com reportagens para as revistas IstoÉ, IstoÉ Platinum, IstoÉ 2016, Motor Show e Menu. Deixou a empresa no final de 2010.

    Passou a colaborar com a A4 Comunicação na assessoria interna da Vivo, onde ficou até o ano seguinte. Foi, então, para a revista Exame como repórter de Economia. Na publicação esteve à frente da extinta coluna Só no Brasil, que quinzenalmente apresentava casos que colaboravam para o atraso do País.

    Em janeiro de 2013, migrou para o site da Veja, também da Editora Abril, como editor de Home.

    Nos três anos de Editora Abril, venceu o 9º Prêmio Abecip de Jornalismo 2012 com a reportagem A hora é de comprar ou vender?, em parceria com Giuliana Napolitano, Carolina Meyer, Fabiane Stefano, Bruno Ferrari, Cristiane Moraes, Daniel Barros, Daniela Rocha, Eduardo Salgado, Guilherme Manechini, Julio Lamas, Mariana Segala e Patrick Cruz e o Prêmio CNI de Jornalismo 2013, ao lado de Alexa Salomão, Alexandre Rodrigues, Humberto Maia Junior e Patrick Cruz, com a reportagem Ambiente de Negócios. Além disso, por dois anos foi finalista do Prêmio Abril de Jornalismo.

    Em julho de 2014, voltou para a revista IstoÉ Dinheiro, como editor especial da publicação. Nos quatro anos que ficou na publicação de economia, negócios e finanças da Editora 3, foi autor de reportagens investigativas como A Fraude de um Bilionário, sobre José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa; Gradual, uma corretora enrolada, que provocou a Operação Papel Fantasma, da Polícia Federal; A marca da discórdia, sobre a disputa entre a chinesa Chery e a brasileira Atel, entre outras.

    Ainda na Editora 3, foi o mentor do projeto da TV Dinheiro em parceria com a B3, que levou as editorias da revista para o vídeo, com programas semanais como Dinheiro na Semana, Moeda Forte, Dinheiro em Ação entre outros.

    Também participou da cobertura da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, colaborando para IstoÉ Dinheiro, IstoÉ e IstoÉ 2016.

    Em novembro de 2018 juntou-se ao grupo americano Red Ventures para comandar o site de finanças pessoais IQ e o conteúdo da casa de análise de investimentos Capital Research. Em março de 2020 juntou-se ao E-Investidor, do Estadão.

    É coautor, com Bruno Chiarloni, do livro Onde o Esporte Se Reinventa: Histórias e bastidores dos 40 anos de Placar, além de organizador do livro Por Que Não Desisto: Futebol, dinheiro e política (Disal, 2009), de Juca Kfouri. E editor do livro Qual é o seu desafio?, a história da criação da marca esportiva Poker.

    Atualizado em julho/2020 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=1157

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=1274

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/mudancas-nas-redacoes-istoe-dinheiro-dinheiro-rural

    http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1001/noticias/a-forca-das-cidades-medias

    http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1002/noticias/a-praga-ataca-o-campo?page=1&slug_name=a-praga-ataca-o-campo

    http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/geracao-investimentos-preco-energia-eolica-competitiva-brasil-640106.shtml

    https://www.marciokroehn.com/

    https://anchor.fm/goleiro

    https://einvestidor.estadao.com.br/equipe/equipe-e-investidor/

    https://www.youtube.com/playlist?list=PLQn06cY2912jcHndCVdJOEFmJiETX1727

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/editores-de-istoe-dinheiro-deixam-a-revista/

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/recem-criada-area-de-conteudo-da-iq360-chega-a-440-mil-visitantes/