Marco Morel

    Marco Morel, é graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, em 1985. Concluiu mestrado em História Social pela mesma instituição em 1990. Pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, em 1992, concluiu novo mestrado em História. Na mesma universidade em Paris concluiu doutorado em História em 1995, e em 2005 obteve o pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo, USP/SP, em Ciências Humanas, área de História com especialidade em História do Brasil Império.

    Foi redator em O Globo  (1986/87) e na Tribuna da imprensa nos anos 1989 a 1991. Foi Assessor Editorial da Editora José Olympio, entre 1982 e 1984. No Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, IBASE, foi Diretor de Comunicação e Pesquisador entre março de 1987 e julho de 1989.

    Foi colaborador e pesquisador  da Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, Paris, Fr. Foi membro do corpo editorial em Almanack Braziliense (online), da Revista Rio de Janeiro, desde 2004, Revista Cabanos e da revista Dia-Logos.

    Marco Morel é autor dos vários livros, entre eles, em 2012 lançou o livro Corrupção – Mostra a sua Cara (Casa da Palavra), no qual apresenta estudo sobre a corrupção no Brasil desde o início da colonização até os dias atuais.

    Relançou em setembro de 2014 o livro O Golpe Começou em Washington pela Paco Editorial, Rio de Janeiro. O livro, histórico, foi lançado inicialmente pelo seu avô, o jornalista e historiador cearense Edmar Morel (1912-1989) e fazia parte da primeira leva de publicações contrárias ao golpe civil-militar de 1964. A obra foi censurada, recolhida e banida pela ditadura. Da organização do livro também fez parte Leonardo Brito, que é mestre em História Política pela UERJ e professor do Departamento de História do Colégio Pedro II (RJ).

    Apenas em 2014, após 50 anos na sombra, o livro retorna ao mercado, atualizado, pelas mãos do neto de Edmar. Este é o segundo livro de Edmar que Marco relança. O primeiro foi A Revolta da Chibata (original 1959; organizado e relançado em 2009). Sobre o livro e a trajetória de preparação da obra deu uma entrevista ao programa do Jô Soares. A lista completa dos livros publicados/organizados ou novas edições estão relacionados na ‘Linha do Tempo’ deste perfil.

    Marco Morel é descendente de uma família de jornalistas. Ele nos enviou a biografia do jornalista Edmar Morel, um dos pioneiros do jornalismo investigativo e do livro reportagem. Edmar publicou matérias (nacionais e internacionais) de impacto; algumas de suas reportagens constam de antologias do jornalismo. Colocamos os registros na ‘Galeria’ do perfil do Marco.

    Marco enviou ainda dois links sobre o jornalista Mário Morel, seu pai, também jornalista, e sua morte ocorrida em 2014 e publicada pela Folha de São Paulo. Um dos links remete a um depoimento que ele deu ao Centro de Memória do Jornalismo. São três gerações de jornalistas. 

     

     

    Atualizado em setembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Na 'Galeria' Marco Morel aparece ao lado do jornalista Maurício Azêdo, então Presidente de ABI e já falecido.

    http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2014/01/03/morre-mario-morel-primeiro-mostrar-corrupcao-na-policia-do-rio-519811.asp 

    http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/professor-marco-morel-relanca-livro-do-avo/1167252/

    http://goo.gl/BLSPx8

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780898H2

    Book trailer: http://goo.gl/aDjvBg

    www.mrcomunica.com.br