Maria Amélia Ávila

    Maria Amélia Ávila da Silva Varginha nasceu em Resende (RJ), em 4 de maio de 1967. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Faculdade da Cidade (RJ). É mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg) e pós- graduada em Comunicação e Gestão Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).
     
    Com mais de 20 anos de experiência profissional, já passou por diversas emissoras de televisão e rádio. Durante 15 anos ocupou vários cargos e funções no Sistema Globo de Televisão. Foi repórter, apresentadora e editora na TV Globo Rio, TV Globo Noroeste Paulista, TV Rio Sul (afiliada em Resende, RJ) e TV Gazeta de Alagoas (afiliada em Maceió, AL).
     
    Em 1997, foi transferida para a TV Globo Minas, onde permaneceu durante seis anos. Nessa época, também trabalhou como correspondente da TV Justiça e do Portal Terra, da TV Terra. Entre 2003 e 2004, foi âncora do jornal da rádio Itatiaia. Nessa época, também trabalhou como correspondente da TV Justiça e da TV Terra, do Portal Terra. Na sequência trabalhou brevemente na rádio BandNews FM.
     
    Em 2005, foi contratada pela Rede Minas de Televisão, onde assumiu, durante sete anos, a função de editora-chefe e apresentadora do Palavra Cruzada, programa de entrevistas, ao vivo. Em abril de 2012, foi convidada a assumir a ancoragem do jornal BandNews Minas 2ª Edição na rádio BandNews , cargo em que permaneceu por três meses.
     
    Também possui experiência como assessora de Imprensa em instituições como Agência Margem 3 Comunicação Estratégica e Emesa Trefilería S.A., empresa de beneficiamneto de aço. Foi docente de ensino superior na PUC Minas, no Instituto Belo Horizonte de Ensino Superior, na Faculdade Estácio de Sá e, atualmente, concilia o seu trabalho na rádio com o de professora universitária na Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec).
     
    Em julho de 2015 passou a integrar a equipe da rádio Inconfidência, em Belo Horizonte, Minas Gerais.  Em abril de 2016 assumiu como superintendente de Jornalismo da Rádio Inconfidência (BH), substituindo no cargo, Samuelito Mare que aposentou-se. 
     
     
     
    Atualizado em Abril/2016 – Portal dos Jornalistas/MG
    Fonte:
    Jornalistas&Cia – Edição 1.048
    Informações fornecidas pela própria jornalista.
    https://www.linkedin.com/pub/maria-amelia-%C3%A1vila/5/38/502