Maria Isabel Hammes

    Maria Isabel Hammes nasceu em 3 de janeiro de 1959, em Porto Alegre (RS), filha do jornalista Hugo Hammes. Formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica, em 1980, com especializações na Alemanha, França e Bélgica, em 1987, e nos Estados Unidos, em 2000, e máster em Jornalismo para Editores pelo Instituto de Altos Estudos em Jornalismo do Centro de Extensão Universitária (SP) e Faculdade de Comunicação de Navarra (Espanha), em 2002.
    Começou na profissão trabalhando na empresa Caldas Jr., no jornal Correio do Povo, como repórter de Geral. Passou pelas redações da Folha da Tarde (RS), do Jornal do Comércio (RS) e de O Estado de S.Paulo (SP), neste último se aproximando do Jornalismo Econômico, que acabaria se tornando sua especialidade.
    Em 1988, entrou para o jornal Zero Hora (RS), na editoria de Economia, como repórter. Com o tempo, ocupou as funções de chefe de Reportagem e editora do caderno de Economia.
    É editora-executiva de Economia do jornal e, desde 2009, colunista da página Informe Econômico. Mantém, ainda, no portal clicRBS, o Blog da Bela, levando para a web análises sobre os fatos da semana e bastidores do mundo dos negócios no Rio Grande do Sul, e apresenta, desde dezembro de 2010, o Papo de Economia, programa semanal de webtv do site do ZH.
    Conquistou dois Prêmios ARI de Jornalismo, promovidos pela Associação Riograndense de Imprensa: o primeiro em 1982, com Nilson Mariano, pela série de reportagens Os subterrâneos das nossas prisões, publicada na Folha da Tarde; e o segundo em 2009, na categoria Reportagem Econômica (Prêmio Banrisul), pela matéria O mundo retoma sua forma, publicada no Zero Hora. Ganhou, ainda, com a equipe de Economia do Zero Hora, o Prêmio Bovespa de Jornalismo 1997.
    Atualizado em setembro de 2012
    Fontes: