Mariana Barros

    Mariana Barros bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, desde 2003. Concluiu em 2006 pós-graduação em Graphic Design pelo Senac/SP.

    Começou a trajetória na assessoria de imprensa da Câmara Municipal de São Paulo, onde permaneceu de 2001 a 2002.

    Passou a repórter da IstoÉ, Editora Três, em julho de 2002. Pela revista foi enviada especial a Mendoza, Argentina. Deixou a reportagem da revista em agosto de 2004.

    Durante cinco anos e meio foi repórter da Folha de S.Paulo. No período entre setembro de 2004 e fevereiro de 2010 foi enviada especial a Nova York, San Francisco e Las Vegas (EUA) e a Xangai (China)

    Participou do Blog Circuito Integrado entre 2006 e 2007, que também contou com a participação da equipe formada por Gustavo Petró, Juliano Barreto, Rodolfo Lucena, Theo Azevedo.

    Pelo trabalho desenvolvido na Folha recebeu o Grande Prêmio Folha de Jornalismo da Folha de S.Paulo, em 2008, com a série DNA Paulistano, que originou o livro homônimo da Publifolha, do qual é coautora.

    Publicou em 2009 o DNA Paulistano – A Mais Abrangente Pesquisa de Opinião sobre a Relação dos Paulistanos com a Sua Cidade. O livro traz tabelas e textos com informações sobre cada um dos distritos e regiões da cidade de São Paulo, organizados por Rogério Gentile (editor de Cotidiano da Folha), Mauro Paulino e Alessandro Janoni (diretor geral e diretor de pesquisas do Datafolha), e conta com um CD com a pesquisa completa. A análise dos temas que mais afetam São Paulo complementa esse estudo e serve de material para a compreensão dos problemas da cidade, além de instrumento de fiscalização das políticas públicas. O DNA Paulistano é o desdobramento de um ambicioso projeto que surgiu a partir da iniciativa do Instituto Datafolha e do jornal Folha de S.Paulo.

    Mariana Barros entrou como repórter para a equipe da Veja São Paulo, Editora Abril, em março de 2010. Permaneceu na revista por mais de três anos, até junho de 2013. Na época foi repórter da revista e titular do blog Morar em SP.

    Assumiu como editora da Wish Casa de julho de 2013 a novembro de 2013, em São Paulo.

    No mesmo período cuidou do Habite SP, site e blog independentes sobre mercado imobiliário, arquitetura e urbanismo.   

    De novo na Abril desde novembro de 2013 segue como repórter do Grupo, atua na revista Veja. Assina o blog Cidades sem fronteiras desde fevereiro de 2014. Mariana Barros identifica o blog com a frase “Desafios de um mundo urbano, veiculado pela Veja.com.

     

    Atualizado em Fevereiro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://br.linkedin.com/pub/mariana-barros/60/690/a9b

    veja.abril.com.br/blog/cidades-sem-fronteiras

    https://www.facebook.com/cidadessemfronteiras

    http://veja.abril.com.br/blog/cidades-sem-fronteiras/

    http://publifolha.folha.com.br/catalogo/livros/136344/

    http://vejasp.abril.com.br/blogs/morar-em-sp/

    www.habitesp.com.br