Marisa Abel

    Marisa Aparecida Abel nasceu no dia 06 de dezembro de 1978, na cidade de Atibaia interior paulista. É graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em 2002. Paralelamente à graduação, cursou as disciplinas de Comunicação, Fotografia e Cinema Brasileiro na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP). É pós-graduada em Multimeios na mesma instituição, em 2004.

    Possui ainda os cursos de Telejornalismo, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Vídeo Alternativo, na Universidade de Brasília (UnB), em 2001, e participou da oficina de Produção de Moda – Fashion School Brazil, em 2007.

    Para ampliar os seus horizontes fotográficos, em 2009 cursou Olhar e Prática, Foto Estúdio e fez mais cinco cursos de especialização em fotografia. Também cursou Roteiro de Cinema e Produção e Set de Filmagem da Escola São Paulo.

    A sua carreira profissional teve início como repórter na TV Altiora, em Atibaia/SP. Em 2004, ingressou no universo das publicações segmentadas, trabalhando na revista ANFFA. Participou da criação das revistas Fisco Agro, República e Vale Brasil.

    Após quase dois anos, mudou-se para São Paulo e começou a atuar na Editora Profashional, onde coordenou as revistas Feetness, CN Família e Kids, Style Magazine, Profashional e os jornais Estação Tatuapé e I Love Ipiranga.

    Mudou-se para os Estados Unidos em agosto de 2012.

    Por 10 anos foi jornalista responsável de diversas revistas customizadas brasileiras, principalmente do mercado de moda, varejo, esportes, saúde e entretenimento. Escreveu e reformulou a Tu Revista Latina, uma revista em Espanhol.

    Em 2014 completou dez anos de experiência em revistas customizadas, já ministrou duas palestras sobre o assunto, uma para estudantes e outra para profissionais de comunicação.

    Por sete anos se dedicou à Profashional Editora, além de escrever para a revista da Polícia Federal e para o site de esportes de aventura 360º.

    Foi roteirista, produtora e diretora do vídeo Por trás do abandono, mães que entregaram seus filhos em adoção.

    Nos Estados Unidos atuou como atriz protagonista e Production Manager do curta-metragem Perdida – Night Lost, que em 2014 está em fase de finalização e também é a roteirista, produtora e protagonista do videoclipe Apenas por um tempo, da dupla sertaneja Chander & Flavinho. Para a mesma dupla também colaborou na produção e imagens do videoclipe Quanto tempo mais, filmado em Niagara Falls.

    Como fotógrafa e produtora de moda realizou diversos editoriais, incluindo alguns independentes, sendo dois em Connecticut, nos Estados Unidos, e alguns em Nova York, além da campanha publicitária do lançamento no Brasil da marca italiana Jo-Ya e o catálogo da Sperky. Também foi a responsável por levar a dupla João Neto & Frederico para o show de réveillon em Newark- Nova Jérsei, nos Estados Unidos.

    Na trajetória no jornalismo Marisa Abel recebeu vários prêmios. Conquistou o título de Melhor Produtora de 2013 na premiação As Notáveis USA que contempla as mulheres de maior destaque na comunidade brasileira nos Estados Unidos. Venceu o Troféu Mulher Imprensa 2006, categoria Repórter de Revista e no mesmo ano e premiação ficou em 2º lugar na categoria Melhor diretora de redação. Voltou a ser classificada em 2º lugar no Troféu Mulher Imprensa 2007, como Melhor diretora de redação. Classificou-se ainda em 3º lugar, no I Prêmio Paulino Piotto de Jornalismo, idealizado e promovido pelo Jornal República de Itu, destinado a estudantes de jornalismo.

    Em 2014 segue como produtora e apresentadora do programa Alô Você Online, versão para o YouTube da Alô Você Magazine, revista para qual escreve como colaboradora.

    Atua também como correspondente internacional para algumas revistas do Brasil além de realizar editoriais de moda, coletivas de imprensa e produções de vídeo.

    Desde março de 2013, há 10 meses, escreve as principais matérias para a Alô Você Magazine. Entrevistou – pessoalmente – nos EUA: Jonas Brothers (cantores), Danny Pino (ator Law & Order SVU), Paula Fernandes, Jorge & Mateus, Mila Burns (jornalista da Globo), Gusttavo Lima, Bebeto, Fabrício Boliveira, Maria Paula, dentre outros. Além de vários artistas brasileiros que fazem parte do portifólio de Marisa Abel.

     

    Atualizado em janeiro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fonte:

    Informações cedidas pela jornalista