Milton Rodrigues

    Milton Rodrigues dos Santos nasceu em Ecatu, distrito de Tanabi (SP), no dia 20 de abril de 1964. Formou-se em Jornalismo pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago), de São José do Rio Preto (SP), em 1983.
     
    Atua na Imprensa desde a formatura. Em 1984, começou como revisor no Diário da Região (SP), de São José do Rio Preto, onde fez carreira. Logo tornou-se repórter de Cultura, depois de Cidades e em seguida de Esportes da publicação. Assinou a coluna Contra-Ataque de 1986 ao ano 2000. Em 1987, tornou-se editor de Esportes do jornal. Paralelamente, entre 1987 e 1989, foi repórter e redator das rádios Centro-América (SP) e Independência (SP).
     
    Passou a ser coordenador de Redação do Diário no ano 2000, mesmo ano em que começou a assinar a coluna semanal Flash-Bola, que durou até 2001. Naquele ano passou a atuar como chefe de Reportagem, editor do caderno de Cidades e editorialista efetivo da publicação. Em 2002, assumiu a função de editor-executivo, que ocupou até 2006. Acumulou, concomitantemente, de dezembro de 2005 a setembro de 2006, o cargo de editor-executivo do jornal esportivo 25 Minutos, que circulou em São José do Rio Preto e em 97 outros municípios da região. Criou e editou, de setembro de 2006 a janeiro de 2015, o blog Milton Rodrigues, alocado na plataforma Blogger.
     
    Tornou-se, em 2006, editor-chefe do Diário da Região, cargo que ocupou de outubro de 2006 a novembro de 2009. Liderou, em 2007, projeto do jornal que elegeu, pelo voto dos leitores, as Sete Maravilhas de São José do Rio Preto – a Basílica, a Represa Municipal, o Bosque Municipal, o Palácio das Águas, o Riopreto Shopping Center, o Mercadão Municipal e o prédio da Swift – e as Sete Maravilhas da Região Noroeste de São Paulo – o Antiquário Cléver Casado de Bálsamo, as Thermas dos Laranjais de Olímpia, a Cachoeira da Barrinha de Icém, o Parque Ecoturístico das Águas Claras de Santa Fé do Sul, o Água Viva Thermas Clube Hotel de Fernandópolis, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Jaci e a Praça da Matriz de Tanabi. Organizou e participou, em 2008, dos debates eleitorais na eleição municipal, no primeiro e no segundo turnos, na parceria entre Diário da Região e a Rede Vida.
     
    Participou, em 2010, da criação do RPTV News, telejornal do canal por assinatura RPTV (SP), do qual foi editor-chefe. No mesmo ano foi chefe de Pauta, Produção e Reportagem da TV Record Rio Preto e diretor da Todo Sports Comunicação e Marketing Esportivo. Entre fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012 atuou como editor-chefe da Folha da Região, de Araçatuba (SP). Voltou então ao cargo de editor-chefe do Diário da Região. Nos últimos anos teve que lidar com diversas tentativas de cerceamento da liberdade de expressão e intimidação do exercício profissional envolvendo a publicação e os repórteres do jornal.
     
    É autor dos livros: Avenida da Saudade: O América de Rio Preto na Era Pelé (Mundial, 2004); Almanaque do Futebol Rio-Pretense: América 60 Anos (Novagraf, 2006), com Vinicius de Paula; Almanaque do Futebol Rio-Pretense: Todos os Derbys (THS Arantes, 2008), também com Vinicius de Paula, que ganhou o Prêmio Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura; São José do Rio Preto Ano a Ano: Da pré-história à história contemporânea (THS Arantes, 2010), com Lelé Arantes, e Quem Faz História em José Bonifácio (THS Arantes, 2010), com Jorge Bitar e Lisiane D’Stéfano Munhoz. Produziu dois videodocumentários, Avenida da Saudade: O América de Rio Preto na Era Pelé, em 2004, e Vitória Régia, o Berço da Civilização de Rio Preto, em 2002.
     
     
    Atualizado em março de 2017
     
    Fontes: