Olavo de Carvalho

    Olavo de Carvalho nascido em Campinas, São Paulo, em 29 de abril de 1947, é filósofo, escritor e jornalista e atualmente escreve para o jornal Diário do Comércio da Associação Comercial de São Paulo.

    Trabalhou em revistas e jornais tais como Planeta, Bravo!, Primeira Leitura, O Globo, Época, Zero Hora, Jornal do Brasil e Jornal da Tarde.

    Manteve entre 2006 e 2013 o programa True Outspeak, semanal de rádio (em streaming), com a participação interativa do público.

    Nos livros que lançou Olavo de Carvalho procura dar uma nova interpretação aos símbolos e ritos dessas tradições, fazendo deles as matrizes de uma estratégia filosófica e científica para a resolução de problemas da cultura atual. Um exemplo dessa estratégia é seu breve ensaio Os Gêneros Literários: Seus Fundamentos Metafísicos, onde se utiliza do simbolismo dos tempos verbais nas línguas sacras (árabe, hebraico, sânscrito e grego) para “refundamentar” as distinções entre os gêneros literários.

    Na obra Uma Filosofia Aristotélica da Cultura — Introdução à Teoria dos Quatro Discursos reinterpreta os escritos lógicos de Aristóteles, uma ciência unificada do discurso na qual se encontram respostas a muitas questões atualíssimas de interdisciplinariedade. Na mesma linha está o ensaio Símbolos e Mitos no Filme “O Silêncio dos Inocentes”.

    Em 1995 publicou O Jardim das Aflições, onde alguns símbolos primordiais bíblicos e da tradição chinesa são analisados a partir de um evento aparentemente menor e desenvolvem elos entre o pequeno e o grande, que se alargam até abarcar o horizonte inteiro da cultura Ocidental. A primeira edição do livro O Imbecil Coletivo: Atualidades Inculturais Brasileiras de 1996 se esgotaram em três semanas, e em quatro dias a segunda.

    A tônica de sua obra é a defesa da interioridade humana contra a tirania da autoridade coletiva, sobretudo quando escorada numa ideologia “científica”. Um dos seus pensamentos: “Somente a consciência individual do agente dá testemunho dos atos sem testemunha, e não há ato mais desprovido de testemunha externa do que o ato de conhecer.”

    É fundador e editor-chefe do MídiaSemMáscara, além de comandar dois websites: www.olavodecarvalho.org e www.seminariodefilosofia.org, onde também ministra cursos de filosofia.

    Olavo é também o presidente do Inter-american Institute.

    A lista dos títulos assinado por Olavo de Carvalho estão na ‘Linha do Tempo’ deste perfil.

     

     

     

    Atualizado em julho/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.midiasemmascara.org/colunistas/olavo-de-carvalho.html

    http://www.olavodecarvalho.org/index.html

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Olavo_de_Carvalho