Oscar Pilagallo

    Oscar Pilagallo se formou no curso de Jornalismo, em 1977, pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap/SP).
    A carreira de jornalista começou antes de concluir a faculdade, em 1975. Em 1977 foi contratado como repórter pelo DCI, onde também foi editor e permaneceu até 1979.
    Foi correspondente da extinta revista Bonas, por dois anos, em Londres, Inglaterra. Ao voltar para o Brasil, em 1982, integrou a equipe do jornal Gazeta Mercantil, atuando nos cargos de repórter e editor de Finanças. Ainda em 1982 foi para o jornal Folha de S.Paulo e acumulou os cargos de redator, repórter especial e editor dos cadernos Dinheiro e Sinapse.
    Entre 1986 e 1991 trabalhou no Serviço Brasileiro da BBC em Londres como redator, repórter e apresentador de rádio, conciliando as atividades com o cargo de correspondente stringer para a Folha de S.Paulo.
    Criou e editou por cinco anos a revista Entre Livros, da Duetto Editorial, onde também esteve à frente da publicação História Viva. Foi editor da + Dinheiro, revista da Folha de S.Paulo, entre 2007 e 2009. Em 2012, passou a atuar como escritor e colaborador para os jornais Folha de S.Paulo e Valor Econômico.
    Venceu o Prêmio Esso 1993, ao lado de Xico Sá, na categoria Reportagem Especializada, com a matéria Anatomia de uma licitação, publicada na Folha de S.Paulo.
    Possui diversos livros publicados, como A Aventura do Dinheiro ? Uma crônica da história milenar da moeda (Publifolha, 2000), e O Brasil em Sobressalto ? 80 anos de história contados pela Folha (Publifolha, 2002), Direito e Economia (Saraiva, 2008) e História da Imprensa Paulista (Três Estrelas, 2012). Traduziu para o português obras de Jonathan Franzen e Mikal Gilmore.
    Atualizado em janeiro de 2012 – Portal dos Jornalistas
    Fontes:
    Informações fornecidas pelo próprio jornalista