Raquel Cozer

     Raquel Cozer nasceu em Petrópolis (RJ). É formada em Jornalismo pela Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na capital carioca, desde 2000.

    A primeira experiência na área foi em 1999 como assessora de imprensa no departamento de comunicação da Prefeitura do Rio de Janeiro, na capital carioca onde trabalhou por mais de um ano.

    Em seguida, teve uma breve passagem na função de assessora de imprensa na Editora Record do Rio; na virada do ano de 2000 passou a integrar a redação da Editora Globo de São Paulo  (SP) como repórter trainee, onde passou a escrever sobre temas da área de cultura, e por lá ficou até junho de 2001.

    Em agosto do mesmo ano foi para o jornal Agora S.Paulo onde atuou como repórter da revista, da editoria de Cidades e depois como editora-assistente do caderno de variedades Show! e permaneceu por cerca de quatro anos na casa.

    De novembro de 2005 a abril de 2006 foi repórter da Revista TVA da Editora Abril para a qual escreveu sobre entretenimento por quase um ano.

    Na sequência, ingressou no grupo Folha de S.Paulo onde, por cerca de quatro anos, atuou como repórter do o Caderno Ilustrada do jornal.

    De 2009 a 2011 acumulou as funções de repórter e colunista do universo de livros e literatura para o suplemento Sabático do Caderno 2 do jornal Estadão, em São Paulo (SP), onde também atuou como blogueira na área.

    No final de 2011 retornou à Folha de S.Paulo onde permaneceu até outubro de 2015 acumulando as funções de repórter e colunista do caderno Ilustrada, tanto do impresso quanto do site, além de assinar o blog A Biblioteca de Raquel. Para esses veículos a jornalista sempre focou reportagens sobre literatura, mercado editorial e políticas públicas de livro e leitura.

    Conquistou em 2015 O Prêmio Comunique-se como Jornalista de Cultura em  Mídia Impressa. 

    Depois de 15 anos em redações de jornal, metade da carreira dedicada à cobertura de literatura e mercado editorial, Raquel Cozer deixou o jornalismo e assumiu a área de livros de ficção da Planeta em outubro de 2015. 

     

    Atualizado em outubro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Jornalistas&Cia – Edição 1.019

    https://www.facebook.com/raquelcozer

    https://twitter.com/raqcozer

    http://abibliotecaderaquel.blogfolha.uol.com.br/

    http://blogs.estadao.com.br/a-biblioteca-de-raquel

    Jornalistas&Cia Edição 834

    Com dados fornecidos pela jornalista em 14/8/2013.

     

    A primeira experiência na área foi como assessora de imprensa no departamento de comunicação da Prefeitura do Rio de Janeiro, na capital carioca.