Renato Souza

    Renato de Souza Santos ou Renato Souza, como costumarassinar, nasceu em 1992 é graduado em Comunicação Social com habilitação emJornalismo pelo Icesp ? Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa. Emcursos paralelos, estudou Jornalismo Comunitário e fez oficina de leituradramática.

    Está na área de comunicação em Planaltina, cidade satélitede Brasília/DF onde se dedica ao jornalismo comunitário. Foi apontado comoestudante modelo de cidadania em reportagem na TV Globo e jornal CorreioBraziliense em 2011.

    Foi professor em oficina de Comunicação Social no projetoSerrado em Pauta desenvolvido pela UNB- Universidade de Brasília, com parceriada ONU 2010. Na disciplina de Rádio compunha as práticas de edição deprogramas, gravação de vinhetas, produção de reportagens.

    Começou a atividade em comunicação em 2006 no projetoSuperAção Jovem, da Fundação Athos Bulcão – Brasília, onde até 2008 tambémministrou cursos de leitura e protagonismo juvenil. Ainda em 2008 participou doprojeto Rádio Diversidade, rádio Utopia FM e Ministério da Cultura,Planaltina/DF.

    Desde 2009 é apresentador na rádio Utopia ? Brasília/Planaltina/DF, onde atua na apresentação dos programas radiofônicos eentrevistas de campo e produção de reportagens.

    A oportunidade de experiência prática no desenvolvimento denotícias e edição de portal de comunicação na internet veio no portal Amarelão.

    Estagiou na assessoria de comunicação do Saep/DF, emBrasília de 2010 a 2011. 

    É repórter de cidades e editor de esporte no Jornal impressoe no Portal Alô ? Brasília/DF onde faz reportagens online, matérias de cidades,política, entretenimento e esportes, capa, com atualização diária ?2011/2012).                                                        &amamp;nbsp;           

    Além de trabalhar das atividades na imprensa, é palestrantesobre jornalismo comunitário e redes sociais, em eventos, programas de TV,rádios e faculdades.

    Entre as atividades extras nas quais está envolvido atua hácinco anos, desde 1997, no Grupo de teatro Turma da Vila, com a participação emdiversos espetáculos de teatro – ator e sonoplasta. Está ainda em projetos naárea de comunicação social em rádios e portais de notícias, de protagonismojovem e de consciência cultural e ambiental.

     

     

     

     

    Atualizado em dezembro/2012 ? Portal dos Jornalistas

     

    Fontes: Informações enviadas pelo próprio jornalista.

    http://www.youtube.com/watch?v=xgq49yAjWvM

    http://www.amarelao.com.br/