Rennan Setti

    Rennan Setti nasceu em 25 de janeiro de 1988, é bacharel em Jornalismo, Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de FJaneiro, UERJ, em 2009. No jornal O Globo concluiu vários cursos de especialização, entre eles, Data-driven Reporting (ministrado por Aron Pilhofer, do NYT), Transparência pública (CGU), Economia para jornalistas (Ibmec-RJ), Direito para jornalistas (FGV-RJ), Legislação ambiental (Dannemann Siemsen Advogados) e obteve a certificação TOEFL (Test of English as a Foreign Language), 2013, exame de proficiência em língua inglesa.

    Começou a carreira no jornalismo como Assistente de produção da International Sport Broadcasting, em junho de 2007, no Rio de Janeiro. Foi responsável pela geração de imagens e transmissão jornalística oficiais do Pan-2007.

    Passou a estagiário de produção jornalística da Rede Bandeirantes de Televisão em dezembro de 2007. Ficou na emissora até junho de 2008, na redação do Rio de Janeiro, período em que respondeu pelo monitoramento de notícias (escuta) para a produção dos telejornais Jornal do Rio, local, e Jornal da Band, nacional.

    Fez produção de reportagens para os telejornais Repórter Rio, local, e Repórter Brasil, nacional, da TV Brasil, a partir de junho de 2008.

    Iniciou a trajetória no jornal O Globo como repórter estagiário em fevereiro de 2009, trabalhando também para o Extra e Expresso. No jornal assumiu diversas funções e passou por várias editorias.

    Foi responsável pela produção de jornais locais voltados para regiões do Rio, na editoria Jornais de Bairros.

    Passou a repórter da editoria de Economia, responsável pela cobertura da área de macroeconomia e negócios, em abril de 2010.

    Em novembro de 2010 migrou para a cobertura de assuntos nas áreas de negócios digitais, tecnologia, internet e nova economia.

    Assumiu como repórter de finanças, com foco em mercado acionário; acompanhamento diário da Bolsa de Valores de São Paulos (Bovespa); da Operação de terminal de informações financeiras Bloomberg e de sistema CMA do O Globo.

    Entre as principais matérias de Rennan Setti publicadas já na editoria de economia destacam-se algumas que tornaram-se capas na edição impressa, sessão de economia.

    Sob o título Modelo de financiamento pela web, 'crowdfunding' avança no Brasil. Mas há barreiras, em maio de 2011, levantou os detalhes da eficácia do modelo de financiamento colaborativo que começou a surgir no país em 2011. A reportagem acessou a base de dados de todos os sites em funcionamento à época no Brasil e analisou o sucesso de cada financiamento e a concentração no setor cultural, algo diferente do que acontece em outros lugares.

    Ainda em 2011, outubro, com Desafios para a quarta geração da internet móvel no Brasil opõem governo a operadoras, também capa, traçou um panorama da tecnologia 4G, explicando o que é essa tecnologia e analisando a guerra de argumentos entre governo e operadoras sobre sua implementação no Brasil

    Foi enviado a Las Vegas, nos EUA, para a cobertura de evnto global de parceiros da gigante Hwelett-Packard (HP), fevereiro de 2012.

    Em março de 2012 foi enviado a São Francisco, EUA, para a cobertura do lançamento da terceira geração do tablet da Apple, no Yerba Buena Center.

    Fez uma análise de como a informação digital em tempo real é fundamental para a tomada de decisões com a reportagem De ‘Moneyball’ a Davos: o Big Data se abre para o mundo, em abril de 2012.

    Em dezembro de 2014 relatou para O Globo que a cidade americana de Providence entrou com ação coletiva contra Petrobras e Graça Foster nos EUA.

     

    Atualizado em Janeiro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://br.linkedin.com/pub/rennan-setti/14/973/588