Roberto Macêdo

    Roberto Macêdo, jornalista baiano da cidade de Rio Real, é formado em arquitetura e jornalismo pela Universidade Federal da Bahia UFBA) em Salvador.

    É missólogo, especialista em concurso de misses. A carreira surgiu inicialmente, da paixão pela geografia e diversidade cultural de países que conhecia apenas por meio das revistas. À cultura dos países uniu o encanto pelo universo das misses. A especialidade rara no país, lhe rendeu participações em dezenas de programas de TV, como no Jô, Fantástico e Vitrine, da TV Cultura.

    Na profissão de jornalista-missólogo, além da abordagem sobre o evento e a questão da beleza, agregou aos concursos os contextos sociopolítico e econômico. Apresentado como O Papa das Misses e citado como referência no Brasil e na América Latina, Roberto passou a prestar consultorias como fonte para matérias, pesquisas e análises sobre o assunto.

    Em 1998, por exemplo, foi para o Havaí a serviço do jornal O Progresso para cobrir a edição do Miss Universo, do qual participava a brasileira Michella Marchi. No concurso, a brasileira ficou entre as semifinalistas. Relembrando a cobertura, Roberto conta a trajetória de Michella, que em duas semanas venceu os concursos de Miss Dourados, Miss Mato Grosso do Sul e Miss Brasil 1998.

    Sobre o fenômeno mundial dos concursos de beleza, Roberto faz o desfile de competência como publisher do site Miss News. A publicação é disponiobilizada nas versões, impressa, digital e no formato tablet.

    Para o futuro, o jornalista espera concluir um livro sobre o assunto, com base em suas participações como jurado de concursos, coberturas jornalísticas e pesquisas pessoais em bibliotecas de dez estados brasileiros.

     

    Atualizado em Janeiro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://www.missnews.com.br/

    www.portalimprensa.uol.com.br/

    www.tribunadabahia.com.br/…/boa-terra-28-04-2011-

    Portal IMPRENSA | 11/01/2013 19:00