Rodney Vergili

    Rodney Flavio Vergili nasceu em Guaxupé (MG), faz aniversário em 13 de julho. Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Formou-se também em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

    Iniciou a trajetória profissional em 1978, no Diário Comércio, Indústria & Serviços, DCI, em São Paulo (SP). De 1986 a 1997, foi editor da coluna Mercado Financeiro na Folha de S.Paulo (SP). Em seguida, passou para a Agência Estado, onde permaneceu até 2004, quando se tornou sócio-fundador da agência Digital Assessoria Comunicação Integrada.

    Prestou serviços para revistas como Exame (SP), Veja (SP), Amanhã (SP), América Economia (SP) e BM&FBovespa (SP). Teve destacadas participações em programas como Roda Viva, da TV Cultura, e Negócios e Companhia, da rádio CBN (SP).

    Recebeu o Prêmio Colunistas em 1998 e 1999 e Profissional de Imprensa de 2000 pela Abamec (atualmente Apimec Brasil – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais). Teve sua biografia publicada no livro Jornalistas Brasileiros: Quem é quem no jornalismo de economia (MegaBrasil, 2005).

    É autor e coautor de livros, entre eles: A Edição no Jornalismo Econômico (ECA-USP, 1979); Como Esticar Seu Dinheiro: Finanças para Jovens (Campus Elsevier/ExpoMoney); Comunicação no Mercado Financeiro: Um Guia para Relações com Investidores (Saraiva/Instituto Chiavenato, 2010); Estado da Arte nas Relações com Investidores (2012); Relações com Investidores: Da Pequena Empresa ao Mercado de Capitais (Colaborador. 2014); TOP: Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro (Colaborador, 2014) e TOP – Relações com Investidores da Pequena Empresa ao Mercado de Capitais – IBRI-CVM (Colaborador/ 2015).

    É membro do Comitê Consultivo de Educação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) desde janeiro de 2006. De 2005 a 2020, foi membro do Grupo de Trabalho (GT) de Divulgação do Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado (CODIM).

    Em 2022 segue na direção da empresa Digital Assessoria Comunicação Integrada, fundada em janeiro de 2004, e como colaborador para vários meios de comunicação escrevendo sobre Economia, Comunicação, Finanças, Relações com Investidores e Mercado de Capitais.


     

    Atualizado em janeiro/2022 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista

    Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).

    www.digitalassessoria.com.br

    https://agoraeca.net.br/2021/11/04/rodney-vergili/

    https://pt.everybodywiki.com/Rodney_Vergili