Rodolfo Lucena

    Rodolfo Lucena nasceu em Porto Alegre (RS), em 1957. É jornalista desde 1975, formado em Comunicação Social/Jornalismo Gráfico e Audiovisual pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs/RS). Fez mestrado em Teorias da Inteligência e Design Digital na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), cuja dissertação – O Clique da Notícia – acompanha a trajetória da Folha na internet do nascimento (1995) até 2008.

    No período da ditadura militar, editou boletins clandestinos, atuou na imprensa sindical e criou o Jornal dos Bairros, órgão da Federação de Associações Comunitárias e de Amigos de Bairro de Porto Alegre. Também trabalhou nas rádios Gaúcha (RS), Continental (RS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS), além de ter sido repórter e editor no jornal Zero Hora (RS). Participou da criação e foi chefe da sucursal gaúcha do Hora do Povo (SP), no qual seguiu mais tarde como editor de Nacional, Sindical e Política.

    Mudou-se para São Paulo em 1981. Por quatro anos, foi editor-assistente da revista Dados & Ideias, da Gazeta Mercantil, publicação pioneira no jornalismo brasileiro de Informática. De lá se transferiu para a Folha de S.Paulo (SP), onde atuou até agosto de 2016. No Grupo Folha foi repórter, chefe de reportagem, pauteiro, editor, colunista e blogueiro. Dos 26 anos de casa, 16 deles foram como editor de Informática/Tec. Criou o Ploing!, edição especial do caderno de Informática dedicada a leitores menores de dez anos, a coluna +Corrida e o primeiro blog sobre corridas de rua e qualidade de vida em um portal da grande imprensa – mantido entre novembro de 2006 e setembro de 2015. Além disso, ajudou a organizar um coral e a montar equipes para disputa de maratona de revezamento, uma de suas paixões.

    Foi aos 41 anos de idade que descobriu o mundo das corridas. Um ano depois, tornou-se maratonista e logo passou a correr o mundo em busca de aventuras que o ajudassem a contar histórias. Foi cofundador da equipe Nossa Turma e primeiro integrante do grupo MarathonManiacs na América Latina. Criou projetos especiais combinando corridas e reportagens, como a prova 460 Quilômetros por São Paulo, onde mergulhou pela cidade, descobrindo personagens e locais que não aparecem nos roteiros tradicionais. Em Maratonando com o MST, divulgou a corrida como forma de ganhar qualidade de vida e produziu reportagens sobre a ação e os construtores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Na Primeira Maratona Como Aposentado mostrou que os veteranos também podem e devem correr. O certame Corrida por Manoel teve 40 corridas e reportagens em memória dos 40 anos do assassinato do metalúrgico Manoel Fiel Filho.

    Aos 19 anos, publicou Abertura 1812 (Movimento, 1976), uma seleção de contos. Depois veio o livro-reportagem Maratonando (Record, 2006), sobre a trajetória de um sedentário que se torna maratonista (ele mesmo). Em 2009, publicou +Corrida (Publifolha), uma seleta dos artigos e entrevistas publicados no blog e na coluna de mesmo nome que mantinha na Folha de S.Paulo. Participou, ainda, de várias antologias.

    É colunista da revista especializada em corridas O2, onde mensalmente publica uma grande reportagem. Na revista Oxigênio, tem uma coluna no site da publicação e participa de vídeos da Oxigênio TV. Já escreveu para as revistas Contra-Relógio e Go Outside, bem como para o jornal Atividade Física.

    Nos últimos anos, faz palestras sobre o mundo das corridas e o mundo do jornalismo, atendendo escolas e empresas. Comanda, ainda, o Blog do Lucena.

    É gremista desde que nasceu.

     

    Atualizado em setembro de 2016

    Fontes:

    portaldosjornalistas.com.br/noticia/em-salao-jornalista-escritor-em-abre-nesta-6-feira-6-9-em-sao-paulo

    portaldosjornalistas.com.br/noticia/quatrocentos-sessenta-anos-celebrados-em-460-quilometros

    portaldosjornalistas.com.br/noticia/rodolfo-lucena-lanca-em-blog-em-sobre-sua-primeira-maratona-como-apos

    portaldosjornalistas.com.br/noticia/rodolfo-lucena-corre-pelos-sem-terra

    portaldosjornalistas.com.br/noticia/folha-descontinua-em-blog-mais-corrida-em-rodolfo-lucena

    portaldosjornalistas.com.br/noticia/eduardo-suplicy-participa-da-em-corrida-por-manoel-em-iniciativa-rodo

    portaldosjornalistas.com.br/noticia/rodolfo-lucena-desliga-se-definitivamente-da-folha-s-paulo

    rodolfolucena.blogfolha.uol.com.br

    lucenacorredor.blogspot.com

    instagram.com/lucena.rodolfo