Rodrigo Müzell, gerente de Produto da RBS TV, é o novo coordenador do Grupo de Investigação (GDI) da emissora, que tem o objetivo de evidenciar irregularidades e chamar a atenção de órgãos responsáveis, trazendo à tona fatos escondidos do público e, por meio de jornalismo de alto impacto, contribuir para a democracia. Ele foi indicado para o cargo por Dione Kuhn, editora-chefe de Zero Hora. Com a mudança, Jaime Silva, chefe de Reportagem do jornal, assume a função de editor de referência do GDI na Redação Integrada.

Dione esteve à frente do GDI desde 2018, após a saída de Carlos Etchichury, primeiro coordenador. Desde então, ela acompanhou apurações como o golpe do seguro que lesou aposentados do INSS, a fraude nas solicitações de auxílio emergencial e as irregularidades na compra da nova frota da Trensurb.

Crédito: Divulgação

Em cerca de quatro anos e meio de existência, o GDI recebeu dezenas de prêmios nacionais e estaduais por seu trabalho investigativo em reportagens. O grupo também foi tema de eventos promovidos pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela Associação Nacional de Jornais (ANJ).

As investigações do Grupo de Investigação já provocaram 65 denúncias do Ministério Público, 31 investigações policiais, 25 sindicâncias, auditorias e decisões administrativas do MP, 11 prisões, oito operações policiais e seis processos judiciais. O GDI conta com a atuação de repórteres de TV, rádio e jornal dos diferentes veículos da RBS (Zero Hora, RBS TV, Gaúcha e Diário Gaúcho).

O grupo pretende também expandir o projeto de checagens É Isso mesmo, que checa a veracidade de declarações durante períodos eleitorais. Nas eleições presidenciais de 2018, foram 60 falas checadas. Já em 2020, na disputa municipal, 85 declarações de candidatos passaram pelo filtro.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments