Roldão Arruda

    Roldão Arruda nasceu na cidade de Jaguapitã-PR em oito de julho de 1953, é jornalista e repórter da editoria de política do Estadão. Dedica-se sobretudo à cobertura de temas relacionados a direitos humanos e questões de movimentos sociais. Já trabalhou nos jornais Movimento e Folha de S. Paulo e na revista Veja.

    É autor do livro Dias de Ira – a história verídica de assassinatos autorizados lançado pela Editora Globo Livros. A obra relata que em 1986 uma série de misteriosos assassinatos assustou a cidade de São Paulo. Um decorador, um psiquiatra, um diretor de teatro e um professor figuravam numa longa lista de mortos. Todos eram homossexuais.

    Escreveu também Soldados Não Choram: a Vida de um Casal Homossexual no Exército do Brasil. Com a participação de Fernando Alcântara de Figueiredo – que é o personagem da história, Roldão Arruda descreve neste livro a vida de Fernando com seu companheiro Laci Marinho de Araújo e os desdobramentos da revelação pública de sua homossexualidade, que despertou a atenção de toda a mídia brasileira. A história do ex-sargento Fernando Alcântara de Figueiredo tornou-se ainda mais polêmica com a aparição e tumultuada no programa ao vivo de Luciana Gimenez, na Rede TV!, no dia 6 de junho de 2008, de onde Laci saiu preso e algemado, acusado de deserção.

    O depoimento de Fernando é o fruto de um drama da história que o livro denunciou e registrou.

    Roldão assina também o blog no Estadão espaço que desde abril de 2012 assinala em manchetes e notícias também a luta de fatias da população – que foram transformadas em minorias – como a dos índios brasileiros Guaranis que reivindicam em 2014 o reconhecimento e demarcação pelo governo das terras dos ‘habitantes originais”. De acordo com a informação do Estadão, em nota “O blog permanecerá fora do ar nos próximos dias” postada em 14/04/2014.

    O jornalista Roldão Arruda fala sobre homossexualidade e comportamento em debate durante a primeira Semana da Diversidade de Joinville, no Teatro Juarez Machado, em 23/06/2009. A participação dele está na ‘Galeria’ deste perfil.

     

    Atualizado em junho/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    blogs.estadao.com.br/roldao-arruda/

    https://twitter.com/Roarruda

    https://www.facebook.com/roldao.arruda

    http://www.dailymotion.com/video/xalaaq_roldao-arruda-homossexualidade-e-co_lifestyle