Rosana Jatobá

    Rosana Rocha Cavalcante Jatobá é baiana de Salvador, nascida no dia 16 de janeiro de 1971. Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba/BA), trabalhou na área por dois anos e meio, atuando como procuradora do Ministério Público Federal. Em 1995, quando cursava Jornalismo, também na Ufba, fez um trabalho acadêmico entrevistando profissionais que trabalhavam na TV Bandeirantes local. Gostaram tanto dela, que acabou sendo contratada em 1996.
     
    A paixão pelas reportagens definiu o rumo da sua vida como jornalista. Pediu exoneração do cargo público e, três anos depois, em 1999, foi convidada para trabalhar na Band em São Paulo (SP), como repórter dos programas Dia a Dia News, Dia a Dia Revista e Jornal da Band. O Direito, no entanto, lhe ensinou o gosto pela leitura e a facilidade para a escrita.
     
    Em 2000, foi para a TV Globo, onde fez reportagens, especialmente na editoria de Economia, para o Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Jornal da Globo. Apresentou o Globo Rural e foi também apresentadora suplente do Bom Dia BrasilEsteve também na previsão do tempo para o Jornal Nacional e SPTV – 2ª edição e era cobrada nas ruas pelas previsões que difundia. Fez parte também do grupo de jornalistas que se revezavam na bancada do Jornal Hoje aos sábados e feriados. No período, cursou Teatro na Oficina de Atores de Nilton Travesso.
     
    O trabalho com Meteorologia a fez se interessar por questões de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Após assistir a uma palestra com o ex-vice-presidente americano Al Gore, resolveu fazer mestrado na Universidade de São Paulo (USP/SP) em Gestão e Tecnologias Ambientais e passou a escrever crônicas sobre o assuntos em seu blog, que ficou no ar de 2010 a 2012 no Portal G1.
     
    Deixou o canal em março de 2012 “em busca de novos desafios”. Em maio de 2012 começou na rádio Globo (SP) com o boletim Tempo Bom, Mundo Melhor, em que traz dicas sobre preservação ambiental no cotidiano. Em fevereiro de 2013, estreou no canal National Geographic, da Fox, comandando o programa Super Domingo. Deverá ter um novo programa na rádio Globo, o Conversa com Jatobá, que irá ao ar a partir de março de 2013.
     
     
    Atualizado em fevereiro de 2013
    Fontes:
    Arquivo Jornalistas&Cia