Teodoro Meissner

    Teodoro Gottfried Meissner nasceu em São José dos Campos (SP), mora Caraguatatuba (SP). Iniciou sua carreira no Jornalismo Econômico em 1969, na revista Mercado&Bolsa, primeira publicação brasileira especializada em Mercado Acionário.
     
    Em 1970 transferiu-se para a revista Mundo Econômico e, no ano seguinte, para o DCI. Ainda em 1971 foi para a Gazeta Mercantil, onde permaneceu até 1976.
     
    Em 1972 assumiu a diretoria de Comunicação Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), de onde saiu, em 1974, para montar e dirigir a sucursal de Brasília da Gazeta Mercantil, jornal do qual foi também editor sênior.
     
    Em 1977 transferiu-se para a Folha de S.Paulo, onde ficou até abril de 1985, passando por diversos cargos, como editor de economia. Integrou o time de repórteres especiais da Folha, ao lado de nomes como Ruy Castro, Ricardo Kotscho, Carlos Brickmann, Clóvis Rossi, Tarso de Castro e J.B. Natali.
     
    De 1985 a 1988 foi diretor da XYZ Comunicação, associando-se em seguida à Print Comunicação. Nesse período, atendeu clientes do porte de BankBoston, BIC, Hering, Delloitte Touche Tomatsu, Alsthom, Banco Mundial, Citrosuco, WWF, Basf, Carrefour, Ciba Geigy, IBM, Volvo, Abrafati, AmCham-SP, Du Pont, InterScience, Sindigás, ADVB-SP e Scania.
     
    Foi ainda fundador e presidente da Associação dos Jornalistas de Economia de São Paulo (Ajoesp), fundador e diretor da Associação dos Jornalistas de Economia de Brasília (Ajoeb), fundador e presidente da Associação Nacional das Empresas de Comunicação Empresarial (Anece) e fundador e primeiro presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social (Sinco).
     
    Realizou diversas coberturas jornalísticas internacionais. Foi ainda convidado pelos governos dos Estados Unidos, República Federal da Alemanha e República Democrática Alemã para realizar viagens de conhecimento e aprimoramento profissional.
     
    Foi editor de conteúdo do Fórum de Líderes Empresariais entre maio de 2009 e fevereiro de 2013. Fundado em 1977, pelo jornal Gazeta Mercantil, o Fórum se tornou uma organização independente e consolidou-se como a maior rede de articulação empresarial do País. Foi editor também da newsletter Bastidores, do Fórum de Líderes.
     
    Desde março de 2013 é coordenador do núcleo de Análise Crítica de mídia da BoxNet Serviços de Informações, a partir de 12 de setembro de 2013 até o momento é jornalista autônomo.
     
     
    Atualizado em fevereiro/2014 – Portal dos Jornalistas
     
    Fonte: