Venes Caitano

    Wenes Caitano Marques, o Venes, nasceu em 7 de dezembro de 1987, em Palmeirópolis (TO). Formou-se em Enfermagem pela Universidade de Gurupi (Unirg/TO), em 2010, e em Cinema de Animação e Artes Digitais pela Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg/MG), em 2012.
    Atua, desde março de 2011, como cartunista da página de Opinião do jornal Banquete de Notícias, de Nova Lima (MG). Colabora com o Notícia Urgente, house-organ da Associação dos Servidores de Belo Horizonte. Mantém, ainda, o blog Vi_Venes, alocado no portal Blogger, desde julho de 2010.
    Venceu o Prêmio Internet do 18º Salão de Humor da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep/SP), com a caricatura Serra, em 2010, e recebeu Menção Honrosa no 3º Salão de Humor de Juiz de Fora (MG), promovido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), com a caricatura Mr. Been, em 2011. Com o cartunista TonhOliveira, venceu, pelo Júri Popular, o 3° Salão Medplan de Humor, com o cartum Dr. Consumismo, em 2011. Foi terceiro colocado, na categoria Cartum Temático, do Salão de Humor Mogi Guaçu 2011 (SP), com o cartum SobreViver.
    Participou da flash expo iPhone, iPod, iPad, iJobs, organizada pelo cartunista Jal e realizada no Shopping Plaza Sul, em São Paulo (SP), em novembro de 2011.
    Atualizado em março de 2012.
    Fontes:
    Informações fornecidas pelo cartunista.