Walter Tommasi

    Walter Tommasi nasceu no dia 1º de dezembro de 1951, em Gorizia (Itália). É artista plástico autodidata, enólogo, palestrante e apreciador das coisas boas da vida.
    Iniciou-se nas artes pintando com a técnica de óleo sobre tela. Experimentou aquarela, recortes, metal, acrílica, cerâmica, escultura e encáustica. Com o mestre Lívio Abramo aprendeu, em 1988, a técnica da xilogravura. Tomou aulas, posteriormente, com o paraguaio Carlos Colombino, desenvolvendo-se na xilopintura. Mais recentemente, pesquisou longamente o mosaico, a amarchetaria e a colagem, passando a elaborar suas obras com essas técnicas.
    Participou de diversas coletivas e salões de arte por todo o Brasil e no Exterior, como a Bienal Nacional de São Paulo 1976, a Coletiva ECO 92 ? Paraná 92, a individual Arabescos, Mandalas e Brasões 1990no Sesc/DF, a individual Tommasi em Retrospectiva 2006 no Museu de Arte de Brasília (MAB), os Projetos o Sutiã e a Cueca (Conscientização sobre o câncer de mama e de próstata) ABAPC/SP 2008 e 2009, respectivamente, e a Coletiva Autoretrato ? Espaço Pamtemporâneo ? APAP/SP 2010.
    Sua necessidade de se expressar fez com que escrevesse matérias para as revistas Galeria, Vinho Magazine e Abigraf, e participasse de diversas curadorias. Criou a editora Out of Office e lançou, em março de 2008, sua própria revista, a bimestral Free Time, que cognominou de ?a revista de lazer do executivo atual?, distribuída para um mailing list de 5 mil pessoas selecionadas entre presidentes e diretores de empresas e profissionais liberais do Estado de São Paulo. A publicação tem por objetivo despertar os leitores para as diversas formas de se viver bem, servindo como um consultor nos assuntos e produtos relacionados.
    Tommasi, entretanto, não se prende ao espaço da revista. Está presente nas mídias sociais, no blog Tommasi no Vinho, desde janeiro de 2010 no portal Blogger, e no site Walter Tommasi, que traz o seu portfólio.
    Atualizado em dezembro de 2011.
    Fontes: