Wander Veroni

    Wander Veroni
    Wander Veroni

    Wander Veroni Maia é jornalista especializado em produção de conteúdo multiplataforma para a internet (site, blog, intranet, e-mail marketing, redes sociais e aplicativos). Nasceu em Belo Horizonte (MG) em 13 de janeiro de 1985. Formou-se em Comunicação Social – Jornalismo, em 2007, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), onde também concluiu a pós-graduação em “Rádio e TV” em 2009. Também é pós-graduado em “Comunicação e Saúde” (2015) pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG).

    Começou a trabalhar com o jornalismo em 2005, durante estágio no gabinete do deputado estadual Paulo Piau, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Posteriormente, também fez assessoria do deputado estadual Ivair Nogueira, entre 2006 e 2007.

    Em 20 de agosto de 2007, criou o blog Café com Notícias (www.cafecomnoticias.com), um blog em formato de revista eletrônica que aborda assuntos ligados ao mundo do entretenimento (teatro, música, cinema, TV, novela, série, literatura, shows, entre outros), além das principais discussões sobre fatos do Brasil e do Mundo. Também são abordados assuntos pertinentes à comunicação, tecnologia, web, redes sociais, saúde e comportamento. O blog possui mais de 5,5 milhões de acessos desde a estreia.

    Já atuou como colunista da seção “Ponto de Vista”, do site Cena Aberta (www.cenaaberta.com), idealizado pelo jornalista Endrigo Annyston. Também escreveu a coluna “Pão de Queijo com Café”, da Revista PQN (https://www.pqn.com.br).

    Entre os anos 2008 e 2010 atuou como jornalista responsável pelo jornal institucional mensal do Shopping Oiapoque, localizado no centro comercial de BH. Nesse período, também trabalhou na Revista Vox Objetiva como repórter das editorias de gerais, cultura, saúde, tecnologia e comportamento. No final de 2009, atuou na TV Betim como produtor e editor de texto do telejornal local “Jornal 53”. Já em agosto e setembro de 2010, cobriu férias como repórter apurador do “Jornal da Alterosa”, da TV Alterosa/SBT.

    De maio de 2010 a novembro de 2014, trabalhou como repórter e gestor de redes sociais do Portal Minas Saúde, do canal Minas Saúde, ligado à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). No ano de 2012, foi assessor de imprensa da vereadora Neusinha Santos (PT), na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

    De novembro de 2011 a novembro de 2015 trabalhou como professor do curso de extensão “Blogs e Redes Sociais: Jornalismo Online Empreendedor e Independente”, do UNIBH. Em 2017, atuou como professor da pós-graduação de “Comunicação e Saúde” da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), onde ministrou a disciplina “Teoria e Práticas na Produção e Confecção de Materiais em Comunicação e Saúde”.

    De março de 2015 a janeiro de 2019, trabalhou como Coordenador de Comunicação Digital da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Lá, era responsável por desenvolver ações e estratégias de promoção de conteúdo jornalístico, informativo e de prestação de serviço relacionado ao Sistema Único de Saúde (SUS) no site institucional (www.saude.mg.gov.br), blog (http://blog.saude.mg.gov.br), e-mail marketing e perfis nas redes sociais, bem como desdobrar às campanhas publicitárias da SES-MG e de Comunicação Interna na web. Além disso, foi produtor e editor jornalístico da “GERAIS – Revista de Saúde Pública do SUS/MG” (www.saude.mg.gov.br/sobre/publicacoes/revista-gerais), uma publicação semestral técnico-científica que tem a proposta de dar maior visibilidade ao que é feito no Sistema Estadual de Saúde.

    Atualmente, trabalho como Analista de Comunicação e Social Media do Grupo Santa Casa BH (www.santacasabh.org.br), uma referência em assistência à saúde na capital mineira com mais de mil leitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Fazem parte do grupo o Hospital Santa Casa de Misericórdia de BH; Hospital São Lucas; Centro de Especialidades Médicas (CEM); a Escola de Ensino e Pesquisa Santa Casa BH, Funerária Santa Casa BH e Instituto Geriátrico Afonso Pena (IGAP). Fundada no dia 21 de maio de 1889, a Santa Casa de Belo Horizonte é a primeira instituição de saúde da cidade. Em 2019, completa 120 anos de serviços prestados à população.

    Para saber mais, acesse: https://www.linkedin.com/in/wanderveroni/

    Atualizado em Fevereiro/2019 – Portal dos Jornalistas/MG.