APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Cal Francisco

Cal Francisco

Jornalista premiado, radialista, professor universitário e assessor de comunicação, tem passagens pelas rádios Estadão, Bandeirantes e CBN.

Cal Francisco é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo desde 1991. Fez pós-graduação (Lato Sensu) em Letras, Língua Portuguesa na Universidade São Judas de São Paulo. Concluiu em 2006 mestrado em Comunicação: Linguagens em rádio pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, onde também iniciou o doutorado em Ciências Sociais e Política, que ficou inconcluso.  

Cursa na USP Introdução à Linguística, Objetos Teóricos I e II e faz aperfeiçoamento em Marketing Político e Eleitoral na Escola de Política e Sociologia de São Paulo. Tem a conclusão prevista para 2013 do curso de Direito com ênfase em Legislação na mídia brasileira.

Começou na carreira preparando notícias sobre as pessoas do Jardim Noêmia, bairro da capital paulista que fica na Zona Leste, onde morava. Rodava em mimeógrafo o folhetim informativo e os distribuía no campo de futebol local.

Em 1989 entrou na rádio Boa Nova de Guarulhos e um ano depois foi para a CBN, onde permaneceu de 1990 a 1993, atuando em produção executiva, como repórter de geral e apresentador.

Foi repórter especial e chefe de reportagem na Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, durante três anos, em duas passagens. A primeira passagem aconteceu no período entre 1993/ 1994. Retornou ao Grupo Bandeirantes em 2005 e ficou até 2007.

Trabalhou na rádio Eldorado de 1994 a 2002, rádio que em 2012 adotou o nome de rádio Estadão de São Paulo. Na emissora foi repórter especial, âncora de programas variados e chefe de reportagem. Retornou à emissora em 2007 para ficar até 2009.

A trajetória profissional de Call Francisco inclui outras experiências: Em 2010 fez para de campanha eleitoral em Diadema, em 2010. Participou de coberturas políticas na rádio Boa Nova de Guarulhos AM, na Líder FM de Guarulhos, TV Metropolitana e em UHF e nos impressos do Diário de Guarulhos e Folha Metropolitana.

Foi professor na Universidade Guarulhos por seis anos, entre 1994 e 2001. Na Universidade Metodista de São Paulo lecionou radiojornalismo e comunicação durante sete anos, de 2001 a 2008.

Nas instituições de ensino foi orientador de 72 alunos mestrandos em comunicação e compôs o júri de 93 bancas de avaliação de monografias e teses de alunos em comunicação.

Em 1999 conquistou o XXI Prêmio Wladmir Herzog de Cidadania e Direitos Humanos, com a matéria Acre, Faroeste Caboclo na qual abordou os temas narcotráfico, corrupção política e crime organizado.

Ganhou o VII Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo, Brasília, em 2000, com a reportagem: Libero Badaró, Amapá, Terra Sem Lei, que denunciou a corrupção política e crime organizado no estado.

O terceiro prêmio veio 2001 com a matéria Diário de um Presídio que focou o crime organizado na penitenciária José Parada Neto, em Guarulhos/SP e conquistou o II Prêmio Embratel de Jornalismo.

Recebeu ainda vários prêmios acadêmicos pelos trabalhos de radiojornalismo na Universidade Metodista de São Paulo. Foi finalistas com várias reportagens especiais em outros prêmios, entre eles Desertificação no Nordeste Brasileiro e Mendigos na BR, esmola nas estradas do Nordeste do Brasil.

É autor do livro Direito Penal para Jornalistas, Volume I, no prelo a ser lançado.

Em 2013 acumula as funções de professor na Uniban/ Anhanguera, onde começou a lecionar em 2011 as disciplinas de Jornalismo, Produção audiovisual e Publicidade e propaganda. É assessor de comunicação, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo, desde janeiro de 2012, com a posse do secretário Eliseu Gabriel.

Foi um dos debatedores convidados para a mesa redonda De Landell de Moura à radioweg: o futuro do rádio em junho de 2013, onde defendeu o tema: Os desafios da formação acadêmica e prática do profissional de radiojornalismo.

 

Atualizado em junho/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações cedidas pelo jornalista.

http://vivendoanoticia.blogspot.com.br/2008/06/globo-demite-jornalista-que-derrubou.html

http://www.radiobrasilmpb.com.br/?page_id=13

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)