APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Carlos Alberto Di Franco

Carlos Alberto Di Franco

Jornalista especializado em Ética para Imprensa e Qualidade Editorial. É diretor do máster em Jornalismo do IICS, professor do curso de Jornalismo Aplicado do Grupo Estado, diretor da consultora Di Franco, articulista do jornal O Estado de S.Paulo, de O Globo e colunista de mais de quarenta veículos, além de atuar como membro do Conar, da ANJ e da Academia Cristã de Letras

Carlos Alberto Di Franco nasceu em São Paulo (SP) no dia 24 de julho. É bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), com mestrado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (SP) e pós-graduação e doutorado em Comunicação Social, ambos pela Universidade de Navarra. de Pamplona (Espanha).

Especialista em Jornalismo Brasileiro e Comparado, é professor visitante da Universidade de Navarra e representante da instituição no Brasil. Também é professor visitante da Faculdade de Comunicação Institucional da Universidade da Santa Croce, de Roma (Itália).

É articulista do jornal O Estado de S.Paulo (SP), nas áreas de Ética, Religião e Assuntos Gerais desde 1990. No grupo Estado também foi comentarista sobre esses e outros temas da rádio Eldorado (SP), até 2011.

Dedicou-se a dar aulas e ascendeu novos postos a partir de 1997. Passou a diretor do máster em Jornalismo do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), em São Paulo, e professor de Ética Jornalística do Curso de Jornalismo Aplicado do grupo Estado. Acumulou, ainda, a diretoria da Di Franco – Consultoria em Estratégia de Mídia, onde continua a desenvolver trabalhos de consultoria a empresas de comunicação do Brasil e do exterior, criação de conselhos editoriais, comitês de qualidade editorial e na elaboração de manuais de ética para jornalistas. Foi consultor das empresas jornalísticas Rede Gazeta de Vitória (ES), A Tarde (BA) e do jornal paraguaio Última Hora, entre outros.

Há mais de uma década atua como membro do Conselho Editorial da revista espanhola Comunicación y Sociedad, nas áreas de especialização, e como colunista do jornal O Globo. Também escreve para mais de quarenta jornais brasileiros.

É membro do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) desde 1995. Há cerca de uma década é membro do Comitê Editorial da Associação Nacional de Jornais (ANJ), sediada em Brasília (DF) e, desde 2005, é integrante da Academia Cristã de Letras, em São Paulo, do qual assumiu, em 2011, o cargo de segundo vice-presidente.

É autor dos seguintes livros: Jornalismo, Ética e Qualidade (Vozes, 1995), Telecomunicações – Manual (Ericcson,1995), Papel da Polícia na Sociedade Democrática, em coautoria (Mageart, 1996), La Noticia Sembrada (Istmo, México), Jornalismo como Poligrafia (Porto, Portugal) e O Futuro da Informação na América Latina (Buenos Aires, Argentina). Foi, ainda, coordenador do livro Agenda Brasil – Perspectivas Para a Próxima Década (Manole, 2006), e responsável pela parte de comunicação do Tratado de Direito Constitucional (Saraiva, 2010).


Atualizado em setembro/2012 – Portal dos Jornalistas
Fontes:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)