APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Carlos Etchichury

Carlos Etchichury

Editor-chefe de Diário Gaúcho, comanda o projeto Segurança Já do grupo RBS. Foi editor de Notícias do Zero Hora, onde chegou a ser escolhido como o Repórter do Ano em 2008.

Carlos Roberto Fialho Etchichury Júnior é formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PucRS), de Porto Alegre (RS), em 1998. É mestre em Ciências Sociais, Violência, Jornalismo e Cobertura Policial desde 2010, pela mesma instituição de ensino, e em Gestão Estratégica de Marcas desde 2014, pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (Iics). Fez, ainda, os cursos de Preparação para Jornalistas em Áreas de Conflito do Exército Brasileiro e o de Reportagem com Auxílio do Computador da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), ambos em 2012.
 
Ingressou no jornal Zero Hora (RS), do grupo RBS, em janeiro de 1999, como correspondente de 63 municípios da Região das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul. Nove meses mais tarde foi transferido para a editoria de Geral, em Porto Alegre, chegando, depois, a ocupar a chefia da editoria de Polícia.
 
Tornou-se um ganhador de prêmiações jornalísticas. Venceu o Prêmio CNT de Jornalismo 2003, na categoria Grande Prêmio, pela matéria Viagem aos confins do Brasil, na qual narra os acontecimentos de uma viagem de 32 mil quilômetros entre os estados do Rio Grande do Sul e de Roraima, na boleia de dois caminhões. Com Nilson Mariano, conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo 2006, na categoria Regional 2, com a série de reportagens O novo retrato do pampa. Foi escolhido como o Repórter do Ano da Zero Hora, em dezembro de 2008. Recebeu mais um Esso Regional 2 em 2009, em conjunto com a equipe da RBS, pelo esforço de cobertura da tragédia causada pelas chuvas no Vale do Itajaí, com matérias publicadas no Jornal de Santa Catarina, de Blumenau (SC).
 
Ganhou o Prêmio AMB de Jornalismo 2010, com Daniel Marenco, com uma série sobre o Presídio Central de Porto Alegre. No mesmo ano vieram o Prêmio ARI de Jornalismo, por uma matéria sobre corrupção nas cadeias, elaborada junto com Juliana Bublitz, e o Prêmio Direitos Humanos e o Prêmio Imprensa Embratel, na categoria Regional Sul, ambos pela série Os Infiltrados, que revelou quem eram e como atuavam agentes da ditadura militar infiltrados em movimentos de oposição ao regime entre 1964 e 1985, produzida com Carlos Wagner, Humberto Trezzi e Nilson Mariano.
 
Venceu, ainda o Grande Prêmio Setcergs de Jornalismo 2011 e o 4º Prêmio Agergs/Banrisul de Jornalismo, por uma matéria sobre a condição das estradas do estado do Rio Grande do Sul, e o Prêmio Líbero Badaró de Reportagem 2013, com a matéria, desenvolvida em equipe, Os Arquivos do Coronel do Doi-Codi.
 
Assumiu o cargo de editor de Notícias do Zero Hora em novembro de 2012. Em palestra aos alunos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em maio de 2013, falou da cobertura do incêndio na boate Kiss (veja em Galeria).
 
Deixou o Zero Hora em agosto de 2014, mas permaneceu na RBS: tornou-se editor-chefe do Diário Gaúcho (RS), o mais popular do grupo, que circula em Porto Alegre e Região Metropolitana do Rio Grande do Sul. Passou a comandar, em outubro de 2016, o projeto Segurança Já, ação integrada dos veículos do Grupo RBS para expor e debater o tema no Rio Grande do Sul, envolvendo esforços de Zero Hora, rádio Gaúcha (RS), RBS TV (RS) e Diário Gaúcho.
 
Participou dos livros Os Infiltrados: Eles Eram os Olhos e os Ouvidos da Ditadura (AGE, 2010), com Carlos Wagner, Humberto Trezzi e Nilson Mariano,  e 45 Reportagens que Fizeram Histórias, uma coletânea de matérias publicadas no jornal Zero Hora. Sua dissertação de mestrado, intitulada A violência na mídia: um estudo de caso sobre a cobertura da criminalidade pela imprensa no RS, está disponível no repositório da PucRS.
 
Está no Top 10 do Ranking J&Cia dos +Premiados Jornalistas da História/Região Sul. É um Jornalista Amigo da Criança, título concedido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) em 2003.
 
 
Atualizado em outubro de 2916
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)