APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Carlos Ferreira

Carlos Ferreira

Sócio da Padrinho Agência de Conteúdo, Porto Alegre, que criou projeto de financiamento coletivo para a Copa América de 2015, no Chile". Passou pelos jornais O Sul, Diário de Santa Maria e Pioneiro como repórter de esportes e pelo jornal Zero Hora na editoria de sustentabilidade e meio-ambiente.

Carlos Guilherme Ferreira é jornalista, formado pela Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos/PUCRS). Defendeu a tese A notícia radiofônica em tempo de eleições: estudo de caso brasileiro, onde analisou a cobertura de dois programas de rádio gaúchos, o Correspondente Ipiranga, da rádio Gaúcha, e o Correspondente Aplub, da rádio Guaíba.

Iniciou a carreira no jornal O Sul, de Porto Alegre/RS. Entrou no Grupo RBS pela editoria de esportes do Diário de Santa Maria (RS). Passou pelo jornal Pioneiro, de Caxias do Sul/RS, na mesma seção.

Transferiu-se para o jornal Zero Hora/RS, onde também foi repórter esportivo, antes de mudar de editoria, indo para sustentabilidade e meio ambiente, que assumiu em outubro de 2011 como editor. Na época criou um blog Nosso Mundo Sustentável sobre o assunto e cobriu a conferência Rio +20, em 2012, junto com a jornalista Lara Ely.

Deixou o ZH, em janeiro de 2014 para abrir a agência Padrinho de conteúdo em Porto Alegre, ao lado da uma amiga e sócia Alexandra Zanela, ex-editora-executiva do Terra. Na agência comanda o projeto de cobertura para a Copa América de 2015, para o qual criou um crodfunding ou Financiamento coletivo para a arrecadação de recursos de forma coletiva e a realização da ideia no Catarse (uma ferramenta colaborativa para tirar o projeto do papel) proposta alternativa aos veículos tradicionais.

De acordo com Carlos Ferreira a ideia é cobrir a Seleção Brasileira, no Chile, de forma independente e a partir de plataformas como twitter e Facebook, além de blog, que possibilitará que os internautas e seguidores dos perfis do projeto acompanhem todo o noticiário em tempo real.

A Padrinho Agência de Conteúdo já desenvolveu trabalhos em parceria com alguns veículos. Para o SBT-RS, criou uma série de reportagens sobre consumo consciente de água. A agência trabalhou também com BBC Árabe, Veja.com, Zero Hora e El Comércio (jornal de Quito, Equador).

 

 

Atualizado em novembro/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

fb.com/padrinhoagencia

www.catarse/me/brasilnacopaamerica

http://wp.clicrbs.com.br/bastidoresdodiario/tag/carlos-guilherme-ferreira/?topo=52,1,1,,165,77, acessado em junho/2012.

http://wp.clicrbs.com.br/bastidoresdodiario/2010/10/18/323/?topo=52,1,1,,165,77, acessado em junho/2012.
Blog: http://wp.clicrbs.com.br/nossomundosustentavel/?topo=13,1,1,,,13

Jornalistas&Cia, ed. 850.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)