APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Carlos Frey de Alencar

Carlos Frey de Alencar

Editor-chefe Diário de S.Paulo, construiu boa parte de sua carreira nesse jornal, passou ainda pelo Diário Lance! e assina as biografias do pugilista Maguila e Juca Kfouri.

Carlos Frey de Alencar, nasceu em São Paulo, capital, é bacharel em Jornalismos pela Faculdade Cásper Líbero/SP.

Trabalha no jornalismo esportivo desde 1988. A trajetória detalhada inclui: a Gazeta Esportiva em São Paulo entre janeiro de 1988 a setembro de 1989 como redator de esporte; a Folha da Tarde em São Paulo trabalhou entre 1990 a 1992 como repórter de geral.

Entre novembro 1992 a outubro de 2000 passou no Diário Popular em São Paulo como repórter da editoria de esporte

Retornou ao Diário Popular em São Paulo, em outubro 2000 já como editor de esporte. Ficou lá até 2005.

Migrou para o Diário de S.Paulo, em São Paulo em junho de 2005 a até outubro de 2005 foi editor-executivo de geral

No grupo trabalhou na rádio do Jornal Lance, no Rio de Janeiro, RJ, de abril de 2007 a março de 2010, como Editor Esporte, acumulando com a televisão do Jornal Lance, no mesmo período e o mesmo cargo.

Assumiu a editoria-executiva do Jornais Diário de S.Paulo, em São Paulo a partir de abril de 2010, cargo que manteve até agosto de 2011.

Em 1997 lançou o livro que traz como personagem o pugilista Adilson "Maguila" Rodrigues, A Saga de um Cabra Macho Campeão, pela editora Marco Marcovitch, onde revela a vida do campeão brasileiro de boxe.

Em agosto de 2005 já no cargo de editor executivo encarregado de esportes do Diário de S.Paulo, acumulou novas responsabilidades no jornal, assumindo a chefia de redação .

Alencar lançou em 25 de maio de 2006, o livro Juca Kfouri – O Militante da Notícia em noite de autógrafos, na Livraria Cultura, do Conjunto Nacional, em São Paulo. A vida e a carreira de José Carlos Amaral Kfouri são relatadas a partir do engajamento do biografado, desde adolescente, como militante na Aliança Libertadora Nacional (ALN) contra a ditadura militar. No lançamento o autor relatou que “foi uma surpresa a descoberta desse passado revolucionário. Eu não sabia que essa veia de fiscalização, de perseguição contra a corrupção no esporte, vinha do passado como militante. Vi que essa combatividade ele levou para a imprensa", diz Alencar.

Para produzir Juca Kfouri – O Militante da Notícia, Alencar precisou de cerca de três meses entre entrevistas, telefonemas e pesquisas na Web. A obra é o primeiro volume da coleção Imprensa em Pauta, que terá livros sobre a vida profissional de grandes nomes do jornalismo brasileiro, patrocinado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Escreveu outro livro, o Diário de Bordo Entre Céu e Mar – As Divertidas Histórias de um Telegrafista na Aviação e na Marinha, no mesmo ano (2006).

A partir do dia 21 de abril quando os jornais da rede Bom Dia centralizaram fechamento em São Paulo, O Diário de S.Paulo e os jornais Bom Dia passaram a compartilhar o conteúdo e o fechamento das edições de Jundiaí, Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto e ABCD centralizando na sede do Diário, em São Paulo, sob o comando de Carlos Frey de Alencar, editor-chefe da rede Bom Dia.

 

 

Atualizado em abril/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.facebook.com/carlos.freydealencar/notes

UNIDADE - jornal dos jornalistas, edição de 25 a 28 de agosto de 2005 - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

http://www.livresportes.com.br/entrevista/maguila-nosso-maior-campeao

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:kBcOJHx3KGoJ:www2.metodista.br

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)