APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Carlos Guimarães

Carlos Guimarães

Editor do caderno 'Automóveis' no jornal Diário de S.Paulo, é especialista no setor automotivo atua no segmento desde 1999 e teve passagens por Best Cars, Carsale, Jornal do Carro, Car and Driver e, por último, como editor-assistente da Car Magazine Brasil.

Bacharel em Jornalismo e Comunicação, pela Faculdades Integradas Alcântara Machado – FIAM, desde 1998, Carlos Guimarães, sempre ligado em carros, chegou a fazer três anos de Engenharia, mas abandonou o curso para ser jornalista.

Começou trabalhando em assessoria de imprensa e, posteriormente, em redação. Passou pelo portal UOL, como redador, chegou a ser editor do site Carsale, repórter do jornal O Estado de S.Paulo e editor das revistas Car&Driver e Autoesporte. É especialista no setor automotivo.

A experiência de Carlos Guimarães teve início no mundo corporativo. Começou na K.Toyama Assessoria de Comunicação, em outubro de 1997 – fevereiro de 2000.  Aprendeu o trabalho de assessor de imprensa organizando eventos e trabalhando com jornalistas de várias redações.

Viveu grandes momentos na Carsale. Trabalhou como editor por quase sete anos no site, de fevereiro de 2000 – julho de 2005, já que ocupou a vaga de editor por duas vezes. Na segunda vez, entre junho de 2011 e junho de 2012, voltou a contribuir com a parte editorial, sempre trabalhando com afinco e seriedade.

Entre agosto de 2005 – setembro de 2007 foi repórter do jornal O Estado de S.Paulo. No Estadão foi um dos primeiros jornalistas a avaliar o Renault Logan, em Paris.

Como redator ficou na Car Magazine de janeiro de 2008 a abril de 2009. Nesse período participou da reunião anual dos editores da revista em todo o mundo, em Las Vegas, durante o SEMA Show.

Trabalhou na revista Autoesporte entre abril de 2009 e junho de 2011. Em pouco mais de dois anos fez várias matérias dos variados assuntos do mundo automotivo para a revista e levou o site ao primeiro lugar em audiência no setor.

Chegou na equipe como editor do site, e também colaborando com a edição impressa. Ele mesmo definiu na época a nova função: “É um desafio ser editor de um site líder de audiência entre os especializados no setor, não apenas pelo compromisso com a qualidade da informação, mas pela diversidade de assuntos e espírito inovador que ele tem”. Entre os destaques do portal em 2009, citou a seção Quarentena, um teste de quarenta dias feito por várias pessoas da redação.

Guimarães disse ao J&Cia em 2009 que “nas horas de folga, o que ele mais gostava de fazer era viajar de carro. Para qualquer lugar longe do trânsito de São Paulo”. Conseguiu.

Durante três meses atuou como editor freelancer, de junho a agosto de 2012. Chegou a fazer algumas matérias para a revista Quatro Rodas, da Editora Abril.

Foi Editor da Car and Driver de agosto de 2012 até o mesmo mês em 2015, foi integrante da primeira equipe da revista no Brasil, voltou a ocupar o cargo de Editor, colaborando com a versão impressa e conseguindo grandes conquistas no site

É especialista no setor automotivo. Nas matérias diversas assinadas pelo Carlos Guimarães estão os testes, comparativos, textos técnicos, entre outros. Chegou a cobrir vários eventos internacionais de grande relevância em Frankfurt, Paris, Genebra e Detroit.

Após três anos como editor do site da Car and Driver, Carlos Guimarães deixou a publicação e em agosto de 2012 assumiu como novo editor do caderno de Automóveis do jornal Diário de S.Paulo. Em seu novo desafio repetirá a parceria com o Publisher da publicação André Jalonetsky, com quem já havia trabalhado anteriormente na própria C/D.

Sobre o novo passo na trajetória no jornalismo automotivo disse ao Jornalistas&Cia: “Confio muito no trabalho do André e na proposta que ele me fez. Chego para implementar algumas mudanças e trazer novidades para o caderno, algumas delas já a serem implantadas a partir da próxima edição”. E complementa: “Vamos adotar uma pegada bem de mercado, mas sempre trazendo os últimos lançamentos e novidades, com orientação para quem quer comprar veículo”.

 

 

 

Atualizado em agosto/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/carlos-guimaraes-deixa-car-and-driver-vai-diario-s-paulo

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:pvE6pYjWQuQJ:br.linkedin.com/pub/carlos-guimar

Jornalista&Cia – Edições 158, 168 e 200 (Arquivos)

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)