APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Carlos Marcelo Carvalho

Carlos Marcelo Carvalho

Diretor de Redação do Estado de Minas, antes foi Editor-chefe do jornal. Trabalhou durante dez anos no Correio Braziliense, onde chegou a ocupar o cargo de diretor executivo. Foi agraciado com o Prêmio Esso 2005 e finalista de várias outras edições. Publicou duas obras, dentre elas, a famosa biografia do cantor Renato Russo

Carlos Marcelo Carvalho nasceu em João Pessoa (PB), em 2 de dezembro de 1970. Vive em Brasília (DF) desde 1985. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Universidade de Brasília (UnB/DF).
 
Iniciou a carreira profissional como repórter da rádio Cultura FM, em Brasília. Posteriormente, foi promovido a gerente de Jornalismo, função que exerceu até 1994. Entre 1992 e 2011, também atuou no Correio Braziliense, do grupo Diários Associados (DA). Nessa época, chegou a ser repórter de Música, editor de praticamente todos os cadernos, incluindo a Primeira Página, e a ocupar o cargo de diretor executivo do jornal.
 
Em 2005, foi agraciado com o Prêmio Esso de Primeira Página, com o trabalho Mais quatro anos..., referente à reeleição de George W. Bush como presidente dos Estados Unidos. A capa rendeu vários elogios por parte de leitores e jornalistas. Também foi finalista, na mesma categoria, das edições do prêmio de 2006, 2008 e 2011, com as capas Acabou, Como fica Cuba sem Fidel e O ano que não queremos reviver, respectivamente.
 
Foi convidado, em 2011, a assumir o cargo de editor chefe do jornal Estado de Minas, em Belo Horizonte (MG), onde permanece desde então. Promoveu a reforma gráfica e editorial do jornal, com revezamento de funções e da equipe.
 
Dentre as coberturas que lhe marcaram a carreira, destacam-se a cobertura do Festival de Woodstock de 1994, em comemoração ao 25º aniversário do festival original, e os trabalhos e edições realizadas na época da tragédia do 11 de setembro.
 
É autor dos livros Nicolas Behr: Eu engoli Brasília (Do Autor, 2003) e Renato Russo, o Filho da Revolução (Agir, 2009), em que traz informações inéditas e interessantes sobre o líder da banda Legião Urbana e maior ídolo do rock brasileiro.
 
Amante do rock, é um dos criadores do programa Cult 22, da rádio Cultura FM (DF), que produziu e apresentou durante cinco anos. Foi produtor e apresentador do Idea Nova, dedicado às novidades do indie rock que, desde 2001, virou quadro semanal do próprio Cult 22. É, ainda, autor da série A História do Rock de Brasília, publicada na eevista Showbizz.
 
Carlos Marcelo Carvalho assumiu em junho de 2015 como diretor de Redação do Estado de Minas.
 
 
 
Atualizado em junho/2015 - Portal dos Jornalistas
 
Fontes:
 
http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/carlos-marcelo-carvalho-novo-diretor-redacao-estado-minas
 
Informações iniciais conferidas pelo próprio jornalista
 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)