APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Carlos Moraes

Carlos Moraes

Jornalista e escritor, publicou diversos livros, entre eles 'A Vingança do Timão', vencedor do Prêmio Jabuti 1981. Passou pelas revistas Realidade e na Ícaro Brasil em que trabalhou por mais de 20 anos.

Nascido em Lavras do Sul (RS), em 1941, Carlos Moraes foi ordenado sacerdote em 1966. Em 1973, com base na Lei de Segurança Nacional, foi julgado e preso em Bagé (RS), cidade onde atuava. Após o episódio, abandonou a carreira religiosa e dedicou-se definitivamente ao Jornalismo, em São Paulo (SP), onde foi repórter da revista Realidade e editor das revistas Psicologia Atual e Ícaro Brasil, em que ficou por mais de 20 anos.
 
Jornalista escritor, publicou diversos livros. O primeiro foi de crônicas, O Lobisanjo (Vozes, 1970). Também escreveu algumas obras infanto-juvenis como A Vingança do Timão (Brasiliense, 1981). Com a publicação, ganhou o Prêmio Jabuti da categoria em 1981.
 
Sua relação com o celibato é fonte de inspiração para suas obras. O livro Desculpem, Sou Novo Aqui (Record, 2008), por exemplo, é quase autobiográfico. Nele se narra as peripécias de um padre que decide largar a batina para conseguir um emprego como repórter em um grande jornal. O autor explora as dificuldades e contradições cotidianas que o personagem principal vai enfrentar para tentar se enquadrar nessa nova realidade.
 
Já em Agora Deus Vai Te Pegar Lá Fora (Record, 2004), conta a história de um padre à espera de dois alvarás de soltura, um espiritual e outro material. Um vindo de Roma, no qual pede dispensa de seus votos religiosos, e outro de Brasília, em que apela de sua condenação pela justiça militar da época. O autor mistura realidade e ficção, e mesmo alguns nomes reais de alguns companheiros de prisão não coincidem necessariamente com os fatos a eles atribuídos.
 
Em maio de 2013 Carlos deu uma entrevista ao jornalista Lourenço Cazarré, radicado em Brasília, em que fala dos livros e da vida.
 
 
Atualizado em maio/2015 - Portal dos Jornalistas
Fonte:
Folheto do II Salão Nacional do Jornalista Escritor/2012
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)