APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

Apresentador dos telejornais da BandNews TV, começou em rádios, foi apresentador de um programa de música na Rádio Difusora, em Jundiaí/SP. Mais tarde passou pelas emissoras Jovem Pan, Manchete FM, Eldorado, Antena 1, Cultura, OPUS e Musical). Foi diretor de jornalismo da Rádio Notícia, em Americana/SP. Em televisão, antes da Band, passou por SBT e na TV Record.

Carlos Oliveira trouxe a música como herança do tio-avô que era maestro. Começou a aprender música aos seis anos de idade, e, aos sete, mais ou menos, quando o tio era contratado para tocar em casamentos aos domingos, “me levava para dar uma canja”, lembra-se. Parecia que a música iria traçar seus caminhos.

Tocou órgão nas missas dominicais, casamentos, missa do galo. Cantava e tocava em corais. Ainda garoto, ele, o irmão e alguns amigos foram aprovados para fazer um programa musical, de uma hora na TV Cultura, chamado Gente Jovem, com Fausto Canova. Mas música continuou sendo um passatempo.

Na escola tocava na fanfarra e era integrante da comissão organizadora dos festivais de música, que tinha participação dos vários colégios da região. Envolvidos nessas atividades acabou fazendo um teste de locutor na Rádio Difusora de Jundiaí/SP. Começou com meia hora de programa e não parou mais.  Dois anos depois foi aprovado no teste para a Rádio Bandeirantes FM.

Então, vieram outras rádios: Jovem Pan, Manchete Fm, Eldorado, Antena 1, Cultura, OPUS, Musical, entre outras. Era locutor-noticiarista, apresentava programa de dance music em uma emissora, e de música clássica ou jazz em outra. Cheguei ainda a trabalhar na Empresa Folha da Manhã (do jornal Folha de S.Paulo).

Em 1989 Carlos Oliveira foi premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte,) como o melhor locutor de FM, do ano. Foi um dos indicados ao Troféu Raça Negra como melhor jornalista masculino em 2011.

No início dos anos 1990 fez um teste para apresentador de telejornal, na Rede Record, foi aprovado e iniciou apresentando o Jornal Regional. Algum tempo depois passou a apresentar o jornal nacional da rede, no período da manhã. Na Record apresentou também jornal do final de noite, e em seguida o JN primeira edição. Ficou na emissora por quase oito anos, quando recebeu um convite para trabalhar no SBT.

No SBT o trabalho inicial foi da apresentação de boletins esportivos para a Olimpíada da Austrália. No mesmo período, apresentou seu trabalho na televisão Bandeirantes. “Como fui aceito na Band. Cumpri o compromisso com o SBT e fui para a nova emissora”, recorda-se.

Olhando toda a trajetória que trilhou até o momento conclui: “só depois de algum tempo me dei conta que o jornalismo me acompanhou durante todo esse período. Às vezes penso que o jornalismo nunca foi uma escolha e, sim, uma certeza. Por isso espero sempre honrar essa profissão.

Segue em março de 2014 como apresentador do Bandnews TV, onde está desde 2001.

Como curiosidade, Carlos Oliveira já foi campeão brasileiro e sul-americano de taekwondo, nos anos 80.

 

 

Atualizado em março/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://bandnewstv.band.uol.com.br/apresentadores/apresentador.asp?ida=56124&tt=carlos-oliveira

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)