APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Carlos Roberto Mercuri

Carlos Roberto Mercuri

Jornalista polivalente com experiência em jornais, agências, rádio e consultoria. Descreveu sua trajetória em vários veículos paulistas, com destaque para os 12 anos de Agência Estado em várias atividades e editorias.

Carlos Roberto Mercuri é bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo formado em dezembro de 1988, no campus de São Bernardo do Campo. Em 2003 fez pós-graduação Latu Sensu em Política e Relações Internacionais na Fundação Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo. Concluiu em novembro de 2004 o MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras, na Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, FEA/USP. O máster com o patrocínio da BM&F, Bolsa de Mercadorias e de Futuros e da ANJ, Associação Nacional de Jornais teve como complementação e finalização uma semana em Chicago, Washington e Nova York/ EUA.

Começou a carreira no Grupo Estado como revisor em dezembro 1988. Suas tarefas incluíam a revisão de textos para os jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde, de todas as editorias. Ficou lá até março de 1989, onde adquiriu a fluência de texto que o acompanharia em toda a trajetória no jornalismo.

No Diário Popular (atual Diário de S.Paulo) foi revisor e copidesque [editor] de junho de 1989 a junho/96. Cuidava da revisão do material todas as editorias e da edição e fechamento de matérias da editoria de geral. Em coberturas de férias passou nas editorias de economia, política, internacional e no Diário na TV.

Aprovado em concurso foi para a comunicação da Prefeitura Municipal de Santo André, assessorando a Secretaria de Saúde junto à imprensa e elaborando reportagens para os jornais Santo André em Notícias e Servidor em Notícia. Lá coordenou a edição do house organ da Faisa (Fundação de Assistência à Infância de Santo André) e fez cobertura de atividades de outras Secretarias Municipais para elaboração de reportagens aos jornais da Prefeitura, divulgação junto à Imprensa e à população. Ficou na prefeitura de janeiro de 1990 a junho de 96.

Entre Jul/96 e Mar/98 acumulou a função de assessor de comunicação e imprensa do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT/SP). Nesse período cobriu a campanha eleitoral do partido em mais de 200 cidades, editou boletins e releases para a imprensa nacional, coordenou o jornal PTnotícias, o boletim Linha Aberta, além de manter a rotina de atendimento à imprensa.

Começou no Diário do Grande ABC em março de 1998, inicialmente como repórter, na sequência foi repórter especial. Foi responsável pela coluna Primeiro Plano, cobrindo bastidores do segmento empresarial regional, estadual e nacional; além de pauteiro de economia e editor-assistente de economia, comandando uma equipe de oito jornalistas. Outras tarefas faziam parte do seu dia a dia fechamento de páginas e de edições especiais; coedição do anuário Quem é Quem no Grande ABC, com o ranking do setor empresarial da região. Ficou lá até março de 2001.

Retornou ao Grupo Estado em março de 2001, desta vez na Agência Estado, como editor para o recém-criado AE Setorial. As tarefas incluíam a edição de sinopses de matérias de empresas e negócios dos principais jornais e revistas nacionais. Também editava material para os serviços Comércio Exterior e Agribusiness. Em seguida, assumiu a edição do boletim Newspaper, com o resumo das notícias dos principais jornais, revistas e programas jornalísticos de TV, coordenando uma equipe de 11 jornalistas. Também apresentou durante um período um boletim na rádio Eldorado/Estadão durante a madrugada, com os principais destaques do noticiário do dia.

Com a ampliação das atividades da AE para as 24 horas do dia, passou a editar material oriundo das reportagens local e de correspondentes e de agências de notícias (Associated Press e Dow Jones) para os serviços AE Broadcast, AE Agribusiness, AE Empresas & Setores e AE Mercado, com a edição de conteúdo a ser distribuído a clientes do mercado financeiro e do setor empresarial e governamental. No último ano, editou textos para os serviços AE Mídia e AE Conteúdo, material para ser distribuído a clientes de outros jornais, rádios, TVs e portais de internet e SMS (economia, finanças, negócios, empresas, política e geral).

Foram 12 anos de dedicação exclusiva à Agência Estado que valeram a confirmação da formação polivalente. Ficou lá de março de 2001 a janeiro de 2013.

Dedica-se à produção de material para revistas, jornais e mídias digitais.

 

 

Atualizado em março/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Jornalistas&Cia – Edição Edição 887/ de 6 a 12 de março de 2013

www.estadao.com.br

Informações complementadas pelo jornalista.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)