APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Carolina Cotta

Carolina Cotta

Repórter do Núcleo de Suplementos do Jornal Estado de Minas, especializou-se na cobertura da área de Saúde e Qualidade de Vida.

Carolina Fonseca Cotta nasceu em Sete Lagoas (MG), em 26 de junho de 1981. Escolheu o Jornalismo pela possibilidade de lidar cada dia com algo novo. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH/MG), formando-se em 2003. É pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PucMG),em 2004, e em Comunicação/Imagens e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), em 2005. Também na Ufmg concluiu o mestrado em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea, em 2010. Estuda o tema Internet e ocupação midiática, tendo sido pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (Gris), do Departamento de Comunicação Social da Ufmg.
 
A primeira experiência na profissão foi um estágio como repórter da rádio FM Lagoinha (MG), em Belo Horizonte (MG), ainda no segundo período da faculdade. Permaneceu na emissora de setembro de 2000 a março de 2002. Ainda como estagiária, foi para a Gerência de Comunicação Interna dos Diários Associados, em Belo Horizonte (MG), lá atuando de março de 2002 a janeiro de 2004. Já formada, foi contratada como assessora de Imprensa do DA, cargo que ocupou por mais de cinco anos.
 
Desde junho de 2009 é repórter multimídia do Núcleo de Suplementos do jornal Estado de Minas (MG), atuando, principalmente na cobertura de Saúde e Qualidade de Vida. Suas reportagens são também publicadas no site Saúde Plena, alocado no portal EM.com. Realizou uma série de coberturas internacionais para o jornal no Panamá (Pan-American League of Associations for Rheumatology Congress), na Finlândia (Bayer Global Press Event on Innovations in Contraception), em Mônaco (Samsumg European Forum), na Alemanha (Bayer’s Perspective on Innovation), na Inglaterra (National Endowment for Science, Technology and the Arts) e em três cidades dos Estados Unidos: São Francisco (American Society of Clinical Oncology: Genitourinary Cancers Symposium), Chicago (American Diabetes Association) e San Diego (Institute of The Americas/University of California).
 
Colabora, esporadicamente, para a revista Encontro (MG), publicação mensal dos Diários Associados.
 
Paralelamente, ministrou aulas de Introdução à Comunicação Social, Teorias da Comunicação e Seminários Avançados no curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Promove de Minas Gerais.
 
Saiu-se vencedora nas seguintes premiações: o 2º Prêmio Inovação em Jornalismo/Bayer 2014, na categoria Inovação, pela matéria Ativo da dor em doses diárias, publicada no Estado de Minas; o Prêmio de Jornalismo "A Sexualidade do Brasileiro nas Entrelinhas" 2014, com a matéria Vamos falar de sexo?, publicada no  Estado de Minas, classificado em segundo lugar; o 19º Prêmio Abramge de Jornalismo Domingos de Lucca Júnior, em 2013, com a série de reportagens sobre a explosão do consumo do remédio Rivotril, escrita em coautoria com Luciene Evans, publicada no caderno Gerais do Estado de Minas, e o 2º Prêmio SBR/Pfizer de Jornalismo: Doenças Reumáticas 2016, na categoria Mídia Online, com a reportagem Doenças reumáticas já não são restrição para gravidez, publicada no site Saúde Plena/EM.com.
 
 
Atualizado em setembro de 2016
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)