APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Carolina Jardim

Carolina Jardim

Jornalista mestre em Edición, Producción y Nuevas Tecnologías Periodísticas no jornal El Mundo (Espanha) com vasta experiência em coberturas para a mídia impressa e online. Trabalhou para o jornal El Mundo em Madri e em Miami, além de ter sido produtora na Rádio Exterior da Rádio Nacional da Espanha. É repórter de Internacional do jornal O Globo, tendo passado também pela editoria de Economia. Antes de se mudar para o Rio de Janeiro, foi redatora de Política do Jornal O Tempo, em Belo Horizonte.

Carolina Magalhães Gomes Jardim nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 16 de março de 1986. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Universidade Fumec (Fundação Mineira de Educação e Cultura) e cursou pós-graduação em História e Culturas Políticas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O primeiro emprego no jornalismo foi como Assessora de Comunicação na @.com Comunicação Empresarial. Posteriormente, trabalhou na Assessoria de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), onde era responsável pela produção de reportagem para a revista Minas Faz Ciência, alimentação de conteúdo para o site institucional e produção do boletim eletrônico e jornal interno.

Entre 2007 e 2010 atuou na agência de comunicação integrada BHpress. Lá era a responsável pela produção de conteúdo para publicações empresariais.

Em julho de 2010, Carolina mudou para a Espanha para cursar mestrado em Periodismo, Edición, Producción y Nuevas Tecnologías Periodísticas no jornal El Mundo – Unidade Editorial.

Durante esse tempo no exterior atuou na Rádio Exterior da Rádio Nacional da Espanha como produtora de notícias para o programa emitido em português. Lá também criou e produziu o programa “Entre Línguas e Canções”, dedicado a compositores e grupos que gravaram nos dois idiomas (português e espanhol).  Também trabalhou no jornal El Mundo fazendo a edição, redação e produção fotográfica para a seção de últimas notícias do Elmundo.es – site de notícias em espanhol mais lido do mundo – como parte do período prático do mestrado. Além disso, nessa época, fazia contribuições com algumas reportagens produzidas pela correspondente da Globo News em Madri.

Em novembro de 2011, já de volta à capital mineira, foi contratada no jornal O Tempo para assumir a função de Redatora da Editoria de Política. Após sua atuação em Belo Horizonte, Carolina se mudou para o Rio de Janeiro para trabalhar na editoria de Economia do O Globo e logo, passou para a cobertura de Internacional.

Dentre os trabalhos que marcaram a carreira, destacam-se: a cobertura da visita de Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, em Madri (Espanha/ 2011); a cobertura do acampamento de manifestantes espanhóis na Praça Porta do Sol, em Madri, em protesto contra a crise espanhola; e a entrevista que fez in loco com Yoani Sanchez, filóloga e jornalista cubana famosa por seus artigos e críticas da situação social em Cuba sob o governo de Fidel Castro e de seu sucessor, Raúl Castro.

Carolina também escreveu para a seção América do Elmundo.es na sucursal do jornal em Miami. Lá era a responsável pela alimentação da seção Brasil e dos principais países do continente com conteúdo próprio e de agências de notícias. Nessa época, chegou a fazer a cobertura do Brazilian Film Festival of Miami (2011).

Desde outubro de 2010, mantém o Blog Embarazada - Nove Meses de Histórias em Madri, um espaço onde publica fotos, histórias de grandes personagens, matérias, entrevistas, dicas de viagens e todas as impressões sobre a vida de uma mineira em Madri.

 

 

Atualizado em 16 de abril de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pela própria jornalista.

http://novemesesemmadri.blogspot.com.br/

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)