APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Caru Schwingel

Caru Schwingel

Jornalista, pesquisadora, arquiteta da informação, escritora, doutora em ciberjornalismo e professora em universidades. Estagiou no Jornalism School da University of Texas e trabalhou para o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas (EUA). É autora de um dúzia de livros, além de resumos na área.

Carla Andrea Schwingel nasceu em Marcelino Ramos (RS) no dia 29 de junho.

É formada em Jornalismo pela Fabico da UFRS desde 1996, com mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA de Salvador (BA) diplomada em 2002, com pós-graduação em Cyberculture/Cyberjournalism pela mesma instituição concluída em 2004. Também possui doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA de Salvador (BA) concluído em 2008. Desde 2011 é pós-doutoranda em Fotônica e Novas Mídias no programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas (SP).

Caru Schwingel, como é conhecida no meio, iniciou a carreira em 1993 como estagiária do departamento de assessoria de imprensa da FEBEM de Porto Alegre (RS).

Em seguida foi estagiária do setor de comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (RS) e por um ano que acumulou com o trabalho de repórter de economia no Jornal do Comércio, na capital gaúcha.

Entre 1996 e 1998 trabalhou na Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (PROCERGS), em Porto Alegre (RS), como jornalista responsável da equipe de desenvolvimento do site VIA RS e do site do Governo do Estado, onde elaborou toda a arquitetura da informação, produção de estrutura de navegação, revisão de textos e edição das imagens e informações fotográficas das páginas da web do organismo.

No período também desenvolveu atividades como sócia-diretora na empresa S&Z Comunicação e Tecnologia, especializada na criação e desenvolvimento de produtos e serviços de Internet que atendeu a PROCERGS.

Em 2001 foi professora substituta na disciplina de Comunicação com ênfase em Jornalismo no curso de graduação da FIB da capital baiana. No ano seguinte passou a lecionar Jornalismo Digital na instituição, onde permaneceu até 2005; e idealizou o jornal experimental e foi editora responsável do veículo.

Ainda em 2001 lecionou Jornalismo e Produção Cultural para a graduação da Facom da UFBA. Na entidade permaneceu até 2010 onde foi bolsista do Capes e da CNPq e atuou como pesquisadora nas áreas de Internet e multimídia, entre outros temas; participou de projetos de extensão universitária no segmento e passou ainda a integrar o Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL), no qual permanece. 

De 2002 a 2003 lecionou Jornalismo Online aos alunos da graduação da FSBA. Deu aulas da disciplina de Comunicação Audiovisual, Comunicação e Redação em Hipermídia II e Reação Publicitária II na Unicom, da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Ambas instituições da capital baiana.

De 2003 a 2008 foi sócio-diretora na empresa Assim Comunicação e Tecnologias da Informação onde realizou projetos nas áreas de produtos e serviços internet (programação e identidade visual) e de tecnologia (desenvolvimento e implementação de sistemas associados a banco de dados e automação) para clientes dos setores acadêmicos, governamental e empresarial.

Em 2006 realizou estágio doutoral com bolsa da CNPq na Jornalism School da University of Texas, em Austin, nos Estados Unidos, onde por quase um ano atuou como pesquisadora na área de Internet, tradutora e editora do site da instituição. Nesse período de estágio trabalhou também para o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas na edição, publicação de materiais e a produção da newsletter semanal da entidade.

De 2009 a 2010 foi professora do curso de graduação em Jornalismo na UAM de São Paulo (SP) onde colaborou com a agência de notícias da instituição.

Ocasião que foi coordenadora de pesquisa e gestora de redes do Fórum da Cultura Digital Brasileira, projeto desenvolvido pela FLi Comunicação e Cultura Digital para a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e para Ministério da Cultura (MinC), em São Paulo. Por ocasião desse trabalho foi uma das fundadoras da Casa da Cultura Digital.

Durante o ano de 2011 lecionou Jornalismo Digital para o curso de graduação da Faculdade Integral Cantareira (FIC) da capital paulista.

Desde 2011 é consultora e ministra oficinas para diversos públicos no Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC) das Paulinas Editora, em São Paulo (SP).

Atualmente também realiza pós-doutorado no Projeto 2014K dedicado à transmissão dos jogos da Copa do Mundo em ultra-resolução de imagem para os cinco continentes.

É ganhadora do Prêmio Adelmo Genro de Melhor Tese em Jornalismo da SBPJOr, em 2009, e autora dos livros: Mídias Digitais - Produção de conteúdos para a web (Paulinas Editora, 2012), Ciberjornalismo (Paulinas Editora, 2012) e organizadora de Produção e colaboração no jornalismo digital pela mesma editora, além de ser colaboradora de vários capítulos de obras e resumos na área acadêmica.

Desde 1994 Caru Schwingel é palestrante de congressos, seminários, simpósios e encontros no segmento de ciberjornalismo.

É autora de uma dúzia de livros, além de resumos na área. Entre os títulos lançados em 2012 estão:

Mídias digitais: produção de conteúdos para a web e Ciberjornalismo, ambos lançados pela editora SEPAC – Paulinas.

  

 

Atualizado em setembro/2012 - Portal dos Jornalistas.

 

Fontes:

Compartilhe |

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)