APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Cátia Seabra

Cátia Seabra

Prêmio Esso de Jornalismo, recebeu o Troféu Mulher Imprensa em 2013. É repórter especial do jornal Folha de S.Paulo em Brasília, trabalhou no jornal O Globo do Rio, Brasília e em São Paulo.

Cátia Seabra conduziu sua carreira no jornalismo político. Trabalhou 14 anos em no jornal O Globo, nas praças do Rio, de 1990 a 1997 e Brasília, de 1997 a 2004, onde cobriu as principais eleições do país desde 1992.

Em 2004 foi para a Folha de S.Paulo em São Paulo e em 2011, migrou para Brasília como repórter especial do jornal.

Participou da cobertura de dez eleições, cinco presidenciais. Acompanhou viagens presidenciais, como o discurso de Lula na ONU (2003) e da comemoração dos 500 anos de descobrimento (FHC).

A Folha de S.Paulo deslocou da sucursal de Brasília a jornalista para cobertura das eleições para governador diretamente da sede, em São Paulo.

Venceu o prêmio Esso de Jornalismo do ano de 2011, ao lado dos jornalistas Andreza Matais e José Ernesto Credendio. A equipe foi autora da série de reportagens O patrimônio e as consultorias que derrubaram Palocci que além de conquistar o Esso, derrubaram O trabalho repercutiu nas mais importantes emissoras de rádio e TV do país e também na imprensa internacional, resultando na queda do ministro mais forte do governo Dilma Rouseff, logo no início do mandado da presidente.

De acordo com a matéria ele havia montado uma empresa de consultoria e ficado milionário durante o mandato como deputado federal e coordenador da campanha presidencial.

Recebeu em março de 2013 o Troféu Mulher Imprensa, na 9º edição do prêmio idealizado pelo portal e revista Imprensa, em parceria com a Maxpress. A premiação ocorre anualmente e visa premiar as profissionais que tiveram destaque em sua área de atuação no ano. Conquistou o troféu na categoria repórter de jornal.

A repórter especial da Folha que se emocionou ao receber a premiação e ao agradecer lembrou as oportunidades que a vida de jornalista lhe ofereceu: “a oportunidade de conhecer muita gente interessante que me deu experiência para chegar até aqui e a oportunidade de ter testemunhado fatos, capítulos importantes da história recente do país. Isso na profissão é muito gratificante, mas não seria possível sem o trabalho do que chamo de desbravadoras do sexo feminino na área de política”.

 

Atualizado em março/2013 - Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.trofeumulherimprensa.com.br/9edicao/noticias.asp

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u76610.shtml

(catia.seabra@grupofolha.com.br e 61-3426-6605 / 8175-0170),

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)