APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Cecília Zioni

Cecília Zioni

Uma das primeiras mulheres no Brasil a trabalhar como repórter de Economia no País, área em que se especializou. É vencedora do Prêmio Esso 1969. Além de coordenar o site de Macroeconomia de Joelmir Beting, assessorou o jornalista no Grupo Bandeirantes de Comunicação

Cecília Maria Zioni Beting nasceu em São Paulo (SP), no dia 27 de abril de 1945. Decidiu ser jornalista incentivada pelo pai, que era advogado e considerava a carreira mais promissora do que a do Direito, área para a qual ela se inclinava na adolescência. Formou-se em Jornalismo em 1965, pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

Em 1966, trabalhava como arquivista num escritório da revista The Economist, em São Paulo, quando começou a fazer textos para uma newslletter corporativa. No mesmo escritório, trabalhavam jornalistas da Folha de S.Paulo e da sucursal paulista de O Globo, que reconheceram a qualidade de seu trabalho e a encaminharam para as redações dos veículos.

Em 1969, foi contratada pela Folha de S.Paulo e, no mesmo ano, conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo, categoria Equipe, com o caderno Já está quase pronto o almoço do futuro, editado por Álvaro Moyses. Permaneceu na Folha de São Paulo, respondendo por várias subeditorias, entre elas a de Agronegócios, até 1979.

Foi então para O Estado de S.Paulo, onde foi, durante oito anos, editora assistente de Consumo e Abastecimento. Nos anos 90, foi editora da Companhia Brasileira de Notícias (CBN) e da Revista da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Trabalhou também em assessorias de Imprensa e, no ano 2000, tornou-se editora nacional da Gazeta Mercantil, de onde saiu após a grande greve de 2001.

Desde 2004, passou a coordenar o site de análise macroeconômica do comentarista Joelmir Beting (1936-2012), seu cunhado, no portal da Rede Bandeirantes. Também assessorou Joelmir nas participações dele no Grupo Bandeirantes de Comunicação. Paralelamente, prepara textos para revistas especializadas e livros.

Sente-se privilegiada por ter vivido, dentro de três das maiores redações paulistas, uma fase importante da história do Brasil – do Regime Militar à volta da Democracia – durante a qual foram lançados grandes planos econômicos, do Cruzado ao Real. Sobre o momento nacional, diz: "Foi uma bela experiência, pois essa foi uma das épocas de maiores e mais significativas transformações na vida dos brasileiros, do ponto de vista político e econômico-social. Comecei a ser repórter na fase de censura e da repressão a greves e manifestações. Estava na redação onde, mais tarde, surgiu a Campanha Diretas Já. Cobri greves no ABC e cobri as primeiras eleições diretas para prefeito, governador, presidente...".

É irmã de Lucila Beting e mãe dos jornalistas Graziella Beting e Erich Beting.


Atualizado em abril de 2012 – Portal dos Jornalistas
Fonte:
Informações fornecidas pela própria jornalista

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)