Célia Ribeiro

    CéliaRibeiro nasceu em Porto Alegre, em 1929. Licenciou-se emFilosofia pela UFRGS e durante o período em que esteve na universidade,participou do Clube de Teatro da FEUFRGS, atuando ao lado de Walmor Chagas ePaulo José. Começou no jornalismo como crítica teatral no jornal A Hora.

    Trabalhou para a Revista doGlobo e, em 1960, estreou na TV Piratini, onde ficou durante quatro anosproduzindo o programa vespertino O Mundo da Mulher, e apresentando um quadro demoda e outro de etiqueta. Graças a um convite de Maurício Sirotsky Sobrinho, poucos meses depois da inauguração daTV Gaúcha já estava falando sobre moda no telejornal Show de Notícias e passou aapresentar uma atração semanal, o Programa Célia Ribeiro.

    Em 1966, após seis anos, seafastou da televisão para trabalhar na Rádio Guaíba, onde passou a fazer umprograma diário sobre moda, o Reportagem de Bolsa. Esse trabalho durou até1970. Acabou voltando para o grupo RBS, onde participou do Jornal do Almoço ese tornou editora de Moda de Zero Hora. Também voltou ao rádio cinco anosdepois, na Rádio Gaúcha, com o programa Célia com Célia (na época opatrocinador era Célia & Irmãos, uma loja de tecidos).

    A jornalista tambémtrabalhou durante 18 anos consecutivos no clube Leopoldina Juvenil, ministrandocursos para debutantes. Além disso, foi editora do Segundo Caderno do jornal ZeroHora e tem cerca de dez livros publicados sobre etiqueta, um sobre história edois sobre gastronomia. O mais conhecido é o ?Etiqueta na Prática?. Atualmente,mantém um blog hospedado no portal da RBS e uma coluna no jornal Zero Hora.

     

    Fontes:

    Blog da Célia Ribeiro – http://wp.clicrbs.com.br/celiaribeiro/?topo=52,1,1,,170,e170

    Wikipedia – http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lia_Ribeiro

    Site Coletiva.net – http://www.coletiva.net/site/perfil_detalhe.php?idPerfil=247