APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Célio Martins

Célio Martins

Editor responsável pela Primeira Página da Gazeta do Povo, antes foi repórter do Correio do Estado de Campo Grande. Escritor, possui 8 livros finalizados e já lançou dois de poemas.

Célio Martins deixou o curso de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá, em 1979, para fazer Comunicação Social na Universidade de Londrina. Em 2003 fez pós-graduação em Jornalismo, em São Paulo.

Trabalhou como repórter e editor no Correio do Estado (Campo Grande-MS), trabalhou de janeiro de 1985 até janeiro de 1987. Atuou na TV Campo Grande (MS), na TV Iguaçu (PR) e na CNT (PR). Na área de Literatura escreveu na Folha de S. Paulo, em O Estado do Paraná e diversas publicações literárias.

Na Gazeta do Povo, em Curitiba, começou janeiro de 1987. Completou 28 anos no jornal, em 2014, onde passou por diversos cargos: atuou como repórter e editor de Esportes. Em 1997 recebeu o prêmio Bola de Ouro, em São Paulo, pelas reportagens sobre futebol.

Estreou na literatura no final dos anos 70 e início dos 80, quando publicou seus primeiros poemas, no Jornal da Região, de Andradina, e no Cantinho do Poeta, um espaço criado na Folha de Londrina para os escritores da cidade. Nessa mesma época também foram publicados seus primeiros textos jornalísticos, no Caderno 2 da Folha de Londrina.

Escreveu oito livros que seguem inéditos: quatro romances, dois livros de poemas e dois de histórias para crianças. Publicou os livros de poemas Fragmento Urbano e Tempos Incertos, “com número reduzido de exemplares”. Está reunindo crônicas que publicou em jornais para organizar em mais um livro.

Fez reportagens em vários países, com destaque para a cobertura do terremoto do Chile em 2010, duas eleições na Venezuela durante o governo Chávez e uma eleição na França. Atuou ainda na cobertura da posse de Lula, em 2003. Cobriu também o primeiro título de Roland Garros conquistado pelo tenista Guga, em 1997.

Em março de 2013 trabalhou durante 10 dias em Cuba, ocasião em que produziu uma série de sete reportagens sobre o país comunista [confira em http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/passagem-para-cuba/conteudo.phtml?id=1373881 ].

Em 2014 segue como editor responsável pela Primeira Página da Gazeta do Povo. Assina no jornal o blog Certas Palavras.

 

Atualizado em julho/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pelo jornalista

http://br.linkedin.com/pub/c%C3%A9lio-martins/58/54b/87

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)