APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Celso Russomanno

Celso Russomanno

Advogado e especialista em defesa do consumidor, foi repórter de várias emissoras de TV, com destaque para a primeira versão do Aqui Agora, no SBT (1991). É autor de dois livros e palestrante sobre o tema.

Celso Ubirajara Russomanno nasceu em São Paulo/SP em 20 de agosto de 1956. Além de jornalista, é formado em direito pela Faculdade de Direito de Guarulhos/SP.

Iniciou a carreira em 1987, na rádio Manchete FM, passando em seguida pela Bandeirantes FM, ambas da capital paulista. No ano seguinte migrou para o meio televisivo, apresentando dois programas noturnos na TV Gazeta: Night Clip e Night and Day, ambos de colunismo social.

Em 1991, Russomanno passou para o SBT, para ser o repórter responsável pelas matérias sobre defesa do consumidor para o programa Aqui Agora. Foi neste período que o jornalista ganhou notoriedade nacional, dando o pontapé inicial para a carreira política.

Em 1994 deixou a emissora para criar o jornal Brasil Já, na CNT/Rede OM, que ocupava os espaços da TV Gazeta em São Paulo/SP.

Em seguida passou pelos programas Bom Dia Mulher, Pra Valer e Dia a Dia, na Rede Bandeirantes, Falando Francamente, no SBT, além de vários programas da RedeTV! e participações esporádicas em programas de outras emissoras, como os femininos da TV Gazeta.

Em 2007 estreou o programa de entrevistas que levava seu nome na TV Gazeta, levando o espaço para a Rede Brasil de Televisão (RBTV), logo em seguida. Na emissora, criou e apresentou também o programa Notícias e Mais.

Desde 2011 o jornalista é repórter especial do programa Balanço Geral, da Rede Record.

Russomanno escreveu durante a carreira colunas sobre defesa do consumidor para muitos veículos de comunicação. Dentre eles destacam-se Jornal Nordeste (CE), Jornal Vicentino (SP), Jornal JBA (SP), Shopping News (SP), Revista Estação (SP), Revista Aqui Vip (SP), Revista Convenience (SP) e os sites do Diário do Comércio e Indústria (DCI) e O Fluxo (SP).

O jornalista é autor de dois livros: Guia Russomanno do Consumidor (Saraiva, 1994) e Você Merece o Melhor (Editora Gente, 2002).

Recebeu várias condecorações, medalhes, menções e troféus pela atuação na defesa do consumidor, como os de Honra ao Mérito. Foi deputado federal por quatro mandatos (1995-2010), sendo membro efetivo da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados e relator da Comissão Especial do Estatuto da Pessoa com Deficiência, além de ter representado o Brasil em várias comissões diplomáticas sobre o assunto.

Russomanno é presidente do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor – INADEC/SP, Membro do Parlamento Latino Americano para a Defesa do Consumidor e palestrante em instituições públicas e privadas sobre o tema.

 

 Atualizado em janeiro/2012 - Portal dos Jornalistas.

Fonte: http://celsorussomanno.com.br/index.php/component/option,com_jomtube/Itemid,50/id,63/lang,pt/components/com_jcalpro/modules/mod_rscoolmp3player/xml/nacamaramenu/index.php?option=com_content&view=article&id=119:curriculo&catid=41:celso-russomanno&Itemid=152, acessado em janeiro/2012; http://www.museudatv.com.br/biografias/Celso%20Russomanno.htm, acessado em janeiro/2012.

 

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)