APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

César Seabra

César Seabra

Desenvolveu carreira no jornal O Globo, onde ocupou diversos cargos. Ainda no Rio, participou do lançamento do jornal Lance!, assumiu a direção da TV Globo e da Globo News. Em outubro próximo assumirá, pela GN, a direção de redação de Esportes, em São Paulo.

César Seabra Nascimento nasceu em 17 de março de 1961, no Rio de Janeiro (RJ). Se formou em Jornalismo pela Faculdade da Cidade, em 1983, e começou a carreira trabalhando nos Jornais de Bairros de O Globo (RJ).

Atuou como repórter do Globo-Tijuca, tornando-se redator, subeditor, até chegar à editoria de Política do jornal carioca, onde cobriu a eleição do ex-presidente Fernando Collor. Depois, seguiu para a editoria Rio. Entre 1991 e 1995, foi editor de Esportes, época em que acompanhou a morte de Ayrton Senna, em 1994; e a vitória da Seleção Brasileira no tetra mundial de futebol. Nesse período, a equipe liderada por ele no jornal ganhou o Prêmio Esso de Informação Esportiva, com a série de reportagens Corrupção no Futebol do Rio.

Em 1997, participou da criação do jornal esportivo Lance!. Colaborou nas montagens das equipes no Rio e em São Paulo, participando da linha editorial do jornal, e chefiando a equipe na cobertura da Copa da França em 1998, onde atuou como principal colunista da publicação durante oito meses.

Em 1999, assumiu a direção da TV Globo, no Rio, e permaneceu no cargo até 2003, com a missão de renovar a redação e modernizar a linguagem dos jornais locais. No início de 2004, assumiu a redação do escritório da TV Globo em Nova Iorque, onde acompanhou a reeleição de George Bush, a devastação do furacão Katrina, o massacre de Virginia Tech e a eleição de Barack Obama. Em 2007, cobriu a Copa de Futebol da Alemanha e os Jogos Pan-Americanos do Rio.

Em 2009 foi convidado a assumir a direção da Globo News, no Rio de Janeiro, onde implantou mudanças visuais e comandou, entre outras coberturas, as chuvas da serra carioca, o terremoto e o tsunami no Japão, as eleições de Dilma Rousseff, o resgate dos mineiros no Chile, a morte de Osama Bin Laden, o terremoto no Haiti, e os dez anos dos atentados de Onze de Setembro.

Em outubro de 2011, César Seabra passou a ocupar na emissora a recém-criada direção de redação de Esportes de São Paulo, e terá pela frente importantes desafios, como as coberturas da Copa do Mundo no Brasil, em 2014; e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.


Última atualização: Setembro de 2011

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)