APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Chico Barbosa

Chico Barbosa

Por muitos anos, fez cobertura da indústria automotiva. Foi para a área de livros-reportagem e ganhou um Prêmio Jabuti, em 2005

Francisco Sérgio Barbosa da Silva nasceu em 2 de junho de 1966, em São Paulo (SP). Formou-se em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp/SP), em 1988. Completou, em 2007, o Curso de Aperfeiçoamento para Executivos do Mercado Editorial da Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FIA/FEA/USP) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL). Tem MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), em 2008. Fez mestrado em Comunicação e Semiótica, em 2010, na Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), onde agora prepara o seu doutorado.

Começou a carreira como repórter de Economia d’O Estado de S. Paulo (SP), em outubro de 1989, fazendo cobertura da indústria automotiva. Ficou dez anos no jornal, de onde saiu para a redação do Valor Econômico (SP), em janeiro do ano 2000, cobrindo o mesmo setor para o caderno Eu &, e realizando, também, matérias de comportamento na área de consumo.

Foi contratado em julho de 2002 pela CBNews Editora, onde atua em três frentes: na edição e produção de publicações corporativas periódicas; na edição e produção de livros feitos sob encomenda ou patrocinados e livros-reportagem, e na reportagem para a grande imprensa. Atende clientes do porte da Embraer, a Tishman Speyer, a Senac Editora e a Audi.

De julho de 2005 a julho de 2007, foi também titular da coluna Onde The Road, na Rádio BandNews FM (SP), cobrindo o mercado de automóveis no Brasil e no Exterior.

É autor dos livros A Chave do Sucesso. Como a Audi se tornou cult (CBNews, 2004) e Passione, um roteiro pela Toscana (BEI, 2010). Em coautoria com Orlando Duarte, escreveu O rádio na vida e na obra de Orlando Duarte (Senac, 2008). Com o livro sobre os bastidores da construção da Audi no Brasil venceu o Prêmio Jabuti 2005, na categoria Projeto Editorial.

Atua, paralelamente, na área acadêmica, pesquisando o mercado editorial, especialmente o segmento de livros de luxo e coffee table books em enfrentamento à era de livros digitais. A respeito, ministrou, no primeiro semestre de 2011, a palestra Publicações Corporativas – opções e estratégias no módulo de Comunicação Interna no curso Comunicação Corporativa: Corporate Affairs-GVPEC, da Fundação Getúlio Vargas.


Atualizado em outubro de 2011.
Fonte:
Informações fornecidas pelo jornalista.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)