APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Chico Lang

Chico Lang

Jornalista esportivo e corintiano roxo. Começou no extinto notícias populares, passou pela Folha da Tarde e Folha de S.Paulo. Atualmente trabalha na TV Gazeta, All TV, Gazeta Esportiva.Net e Chico Lang Press

Francisco José Lang Fernandes de Oliveira nasceu em São Paulo (SP) no dia 8 de junho de 1954. Começou sua carreira em 1976 como repórter policial no extinto jornal Notícias Populares. Também passou pelas editorias de saúde, geral e esportes da publicação. 

Depois ingressou no jornal Folha da Tarde, onde atuou como redator, repórter especial, sub-editor, editor de Esportes, editor de polícia e secretário de redação. Após ser convencido pelo editor-chefe Carlos Brickmann, decidiu ser colunista esportivo e passou a escrever para a seção Bola Solta.

Em 1990 foi para a Itália cobrir a Copa do Mundo pela Folha de S.Paulo. Logo após retornar a Brasil, foi trabalhar como repórter-especial na Gazeta esportiva, onde acompanhou a Seleção Brasileira em uma série de amistosos nos anos 1991 e 1992.

Após convite de Constantino Cury, à época presidente da Fundação Cásper Líbero, integrou-se também à equipe de Esportes da TV Gazeta e foi apresentar o programa esportivo Mesa Redonda ao lado do jornalista Roberto Avallone, que se afastou em 1997 por motivos de saúde. Com a saída de seu parceiro, Chico assumiu o comando do programa.

Em 2003, Chico Lang convidou o jornalista Flávio Prado para apresentar o Mesa Redonda, mas continuou no programa na função de comentarista, cargo que ocupa até hoje.

Famoso por se assumir como torcedor fanático do Corinthians e muitas vezes provocar times rivais, Chico já teve problemas com torcedores de outras equipes.  Em 1994, a torcida do Palmeiras cercou o CT do clube, onde o jornalista fazia uma matéria, na tentativa de pegá-lo. Mas ele foi avisado de que a torcida estava chegando e conseguiu fugir a tempo.

Outra polêmica em que se envolveu foi na época em que era colunista na Folha da Tarde. Após fazer duras criticas a Ayrton Senna e chamá-lo de “pé de chumbo”, “motorista louco”, “irresponsável do volante” entre outros apelidos, Chico recebeu milhares de cartas dos fãs do piloto que ficaram indignados com seus comentários. Um leitor chegou a invadir a redação do jornal para tirar satisfações com o jornalista.

Atualmente Chico Lang acumula as funções de comentarista nos programas Mesa Redonda e Gazeta Esportiva, além de ser chefe de reportagem da editoria de esportes. Também é comentarista na All TV, blogueiro no Gazeta Esportiva.Net (site pelo qual cobriu a Copa do Mundo de 2002)  e fundador do Chico Lang Press, um portal de notícias esportivas.

 


Atualizado em fevereiro de 2012 – Portal dos Jornalistas

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Lang

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)