APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Chico Lelis

Chico Lelis

Especializado no setor automotivo. Foi o criador e editor do Dcarro, publicação do jornal Diário do Comércio. Foi eleito entre os '+ Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva’.

Francisco Lelis, mais conhecido como Chico Lelis, nasceu em Santos (SP). Começou sua carreira jornalística na sucursal de São Vicente (SP) do jornal A Tribuna (Santos/SP), escrevendo para as editorias de Política, Polícia, Economia e Geral. Saiu-se bem e, um ano depois, foi transferido para a sede do jornal. Na época recebeu um prêmio da Companhia de Saneamento Básico da Baixada Santista (SBS), por uma matéria sobre câncer.

Em 1973 saiu d’A Tribuna e foi para a área de comunicação da Ford Brasil e, após breve período, para a Goodyear do Brasil. Entre 1978 e 1979, atuou apenas como freelancer. Foi contratado em 1979 pelo jornal O Globo (RJ), onde passou a cobrir a editoria de Veículos, já apaixonado pelo universo automotivo.

Saiu do Globo, em 1983, para assumir a gerência de imprensa da General Motors do Brasil, a convite do hoje seu amigo André Beer. Lá ficou por 18 anos e fez história, pois os convites para os eventos que coordenava eram disputados a tapa nas redações. Em 2001, saiu da GM e passou pela Mikson Comunicação e pela Brasil Telecom.

Após esse tempo atuando em assessoria de imprensa, foi chamado por Moisés Rabinovici para criar e editar um caderno de Veículos no DC – Diário do Comércio (SP). Assim surgiu o DCarro, considerado um dos mais importantes do país sobre a área automotiva. Assinava a editoria e as matérias que faz como chicolelis. O jornal DC encerrou suas atividades, abruptamente, em outubro de 2014.

Outra atividade que define sua personalidade é a de escritor de livros infantis. É autor de Pra fora, Rex! (Alis/2006), que conta as histórias e peripécias de um simpático cachorro e, no ano passado, lançou o Gota d’água (Alis 2014), a história de uma pequena gota que queria conhecer o mundo e fugiu de um poço para aventurar-se. Além da literatura infantil (tem mais 4 livros na prateleira) e do jornalismo, chicolelis tem outra paixão: é torcedor fanático do Santos Futebol Clube. Desde sempre, antes da Era Pelé.

Em abril de 2015 Chico Lelis foi eleito entre os jornalistas ‘+Admirados da Imprensa Automotiva’, conquistou com 2.512 pontos a classificação entre os 11 primeiros jornalistas mais admirados do segmento. A eleição é uma realização do Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva em parceria com a Maxpress.

 

 

Atualizado em abril/2015 - Portal dos Jornalistas.

Fontes:

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=3553

Arquivo – Jornalistas & Cia.

Informações conferidas pelo jornalista

http://loja.aliseditora.com.br/product_info.php?products_id=265&osCsid=85789e3f440cc8c9506f4d9ef2909297

http://br.linkedin.com/pub/chico-lelis/26/170/23

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)