APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Christian Montecinos-San Martín

Christian Montecinos-San Martín

Especializado em política internacional, foi correspondente no Chile de diversos veículos internacionais, entre eles a BBC Internacional.

Christian Neemías Montecinos - San Martín nasceu no Chile no dia 18 de abril de 1974. Se formou em comunicação social pela Universidade Nacional André Bello/Chile, no ano de 1999.

Começou a carreira, em 1993, no El Diário, jornal da Universidade de Temuco no Chile. No ano seguinte foi redator na Rádio Soberanía, na cidade de Linares/Chile, e do jornal El Centro, publicado na cidade de Talca.

Em 1995 entrou como correspondente em Santiago/Chile para a rádio Portales, pertencente a Rede Metropolitana, e para o Diário Austral (de Temuco).

Foi assistente de imprensa da Presidência da República do Chile, na IV Cúpula Ibero Americana de Chefes de Estado e do Governo e na II Cúpula de Chefes de Estado e de Governo das Américas.

Entre os anos de 1997 e 1998, atuou como redator e assistente de edição na Rádio Monumental em Santiago. Em seguida foi repórter nas rádios Rádio BioBio, nas editorias de política e tribunais e na Cooperativa, nas editorias de educação, transportes e polícia.

Ainda em 1998, participou do Projeto Órbita, espaço de rádio para difundir entre os estudantes universitários do Chile, os programas de estudos internacionais.

Atuou ainda na revista Rutas del Sol, no programa de tevê Aire, Mar y Tierra, transmitido pela emissora das forças armadas do Chile, o Portal TAG, das Concessionárias de Autopistas do Chile, e no Instituto Nacional de Estatísticas INE.

Como correspondente no Chile, colaborou com diversas rádios internacionais entre os anos de 1998 e 2008. Começou pela Radio de la Ciudad, da Argentina, passou pela RCN, da Colômbia, em seguida a Continental, também da Argentina, a França Internacional, da França e a BBC de Londres.

Como freelancer, colaborou ainda com as rádios Mitre, Rivadavia e La Red, todas da Argentina,  além das emissoras Educação (México), Programas (Peru) e Netherland (Holanda).

Na área de assessoria de imprensa, foi editor da publicação do Preuniversitário Nacional, passou pela Associação Nacional de Funcionários do Ministério da Educação(Chile), ficou por dois anos na Central Autônoma de Trabalhadores do Chile, e ficou por quase 10 anos como assistente de imprensa do Ministério da Defesa do Reino Unido, onde era responsável do relacionamento entre o Ministério da Defesa do Reino Unido e os meios de comunicação do Chile.

Em 2003 era repórter da Rádio Chilena, da Rede Nacional, onde cobria as editorias de Defesa, Política e Relações Exteriores. Logo depois, atuou na mesa função, desta vez na Mega TV, também da Rede Nacional. Passou ainda pela +Mas TV, onde foi produtor e editor do programa Chile 2010

Foi responsável pelo desenho, conteúdos e execução das plataformas de difusão pública das atividades dos Municípios de, Recoleta e San Bernardo. 

Em 2008 foi para Paris/França para desenhar e executar o projeto de difusão do Patrimônio Cultural do Cemitério mais famoso do mundo, onde se desenvolveu um Tour Noturno com uma performance audiovisual que se estendeu durante o verão europeu 2008-2009.

Foi ainda diretor de comunicação da Buses Metropolitana S.A e encarregado da Comunicação e Marketing da Lunares Flamenco.

Em Curitiba desde 2012, é freelancer nas áreas de economia, política, internacional e infra-estrutura.

 

 

Atualizado em março/2013 - Portal dos Jornalistas

Fonte: Informações fornecidas pelo jornalista

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)