APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Cilene Victor

Cilene Victor

Jornalista, professora universitária, pesquisadora e consultora das áreas da saúde, comunicação de riscos ambientais e tecnológicos. Desde 2006 é diretora de redação da revista Com Ciência Ambiental/SP, membro do conselho editorial da revista Saúde Coletiva/SP e professora da Univap/S. José dos Campos/SP. Em 2010 recebeu a Medalha Defesa Civil Nacional - Grau de Cavaleiro.

Cilene Victor da Silva nasceu em Canto do Buriti (PI) no dia 14 de junho de 1968. É formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC/SP desde 1991; possui especialização em Comunicação Aplicada à Saúde e Mestrado em Comunicação Científica e Tecnológica, ambas pela Umesp/SBC/SP, com doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo desde 2001.

 

Iniciou na área como colaboradora do jornal da UMC/SP e a partir de então direcionou a carreira para a área acadêmica, entre outros trabalhos jornalísticos.

 

Entre 1995 e 1996 foi professora de Planejamento em Comunicação na Umesp/SBC/SP; nos anos seguintes passou a ministrar a disciplina de Teoria da Comunicação nas Universidades Unicsul e São Marcos da capital paulista até 1999.

 

Nesse ano passou a ser mestre de Jornalismo na Unifran de Franca, no interior de São Paulo, onde permaneceu até 2001; em seguida, ingressou como professora de Jornalismo Especializado I e II (Ciência, Meio Ambiente, Internacional, Econômico e Cultural) na Universidade Nove de Julho da capital paulista, onde permanece na atividade.

 

Entre 2001 e 2005 passou ainda pela Faculdade de Ciências da Fundação Instituto Tecnologia (FAC-FITO) de Osasco/SP; durante 2003 e 2004 integrou o Projeto Jovem Paz coordenado pelo Instituto Paulo Freire e pela Secretaria Municipal onde atuou como consultora para Implantação do Projeto CEU - Gestão e PPP nos CEUs da cidade.

 

Desde 2006 atua como jornalista na revista Com Ciência Ambiental, publicação da área de jornalismo científico e ambiental da Editora Casa Latina, onde exerce a função de diretora de redação; na mesma época, como doutora em saúde pública, passou a integrar o conselho editorial da revista Saúde Coletiva da Editorial Bolina, de Barueri/SP. A editora tem como principal foco a divulgação científica de artigos sobre temas de meio-ambiente, sustentabilidade, saúde e avanços da área.

 

Durante o biênio 2009-2011 foi presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e, em 2009, passou a integrar o departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos, onde desde então ministra aulas de Teoria da Comunicação e Jornalismo Científico e atua nas áreas de divulgação científica e comunicação de riscos ambientais e tecnológicos.

 

Ainda, em 2010, a jornalista recebeu do Ministério da Integração Nacional a Medalha Defesa Civil Nacional -Grau de Cavaleiro.

 

É autora do livro Formação de Educadores Sociais - Construção Intercultural da Paz e da Sustentabilidade (1ª. ed.), publicado pelo Instituto Paulo Freire/ Cortez Editora em 2004; possui vasta produção bibliográfica, participação em congresso, fóruns, seminários e eventos das áreas em que atua; mais de 30 supervisões e orientações concluídas; dezenas de participações em bancas acadêmicas e comissões julgadoras de dissertações, teses e TCC’s; em 2012 faz o acompanhamento de cinco orientandos em iniciação científica.

 

 

 

 

Atualizado em maio/2012 - Portal dos Jornalistas.

 

Fontes:

http://www.facebook.com/people/Cilene-Victor/1408667056, acessado em maio/2012,,

http://www.linkedin.com/in/cilenevictor, acessado em maio/2012,

https://twitter.com/#!/Cilenevictor, acessado em maio/2012,

Compartilhe |

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)