Cirley Ribeiro

    Cirley Virgínia Ribeiro nasceu em Santa Catarina. Se formou jornalista em 1985 pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e concluiu mestrado em Tecnologia Educacional pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP).
    Seu primeiro trabalho no Jornalismo foi ainda na faculdade, com o projeto Memória do Rádio Catarinense, para o qual realizou pesquisas, entrevistas, recuperação de fotografias, equipamentos e programas de rádio das décadas de 1930 a 1960. Além disso, produziu programas, audiovisuais e exposições contando a história do rádio local.
    O primeiro emprego veio em 1985, como repórter e posteriormente editora do Jornal de Santa Catarina, na cidade de Blumenau (SC). Em seguida, ainda no sul do País, foi redatora e editora do programa Panorama Agrícola, veiculado em trinta emissoras do Estado de Santa Catarina pelo Departamento de Rádio da Acaresc, empresa de extensão rural da Secretaria de Agricultura, atual Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
    Mudou-se para São Paulo em 1988 para trabalhar na rádio Cultura FM, emissora pela qual atua como repórter, redatora e apresentadora. Desde 1996, é professora de rádio na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP).
    Como freelancer, atuou como repórter, redatora e editora na produtora Telefilm, em São Paulo, e repórter e redatora para a revista AV (Áudio e Vídeo News).
    Integrou a comissão julgadora do Programa do Estudante nas edições de 2001, 2002 e 2008 e foi jurada do Prêmio Caixa de Jornalismo 2008. Como debatedora, participou dos programas RG, da TV Cultura, discutindo sobre os direitos dos jovens nos momentos de consumo e lazer, e sobre cidadania na Rede Mulher, em 1999.
    Em 2010, criou o site O Redator, destinado à realização de cursos de Redação e Comunicação para não jornalistas, do qual é diretora.
    Atualizado em novembro/2012 – Portal dos Jornalistas
    Fonte:
    Informações fornecidas pela jornalista