Clara Vanali

    Clara Vanali nasceu em Araçatuba (SP). É jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), em 2008. Fez cursos extracurriculares de Crítica de Arte, com Daniel Piza (1971-2012), Direção de Arte, com Vera Hamburguer, e Treinamento Intensivo de Vídeo-reportagem, com Adam Ellick.
     
    Começou a carreira como estagiária na TV Mackenzie, entre abril de 2007 e dezembro de 2008, onde apresentou dois programas, o Recorte e o Revista Eletrônica, ambos sobre Pesquisa, Ciência e Entretenimento. Concomitantemente, em 2008 atuou como repórter e documentarista do Canal Futura (RJ), da Rede Globo, dentro de workshop de produção de texto e vídeo promovido pela emissora.
     
    Em janeiro de 2009 foi convidada a participar do Curso Abril de Jornalismo, da Editora Abril. A partir de fevereiro começou a atuar como repórter no site Casa.com.br e vídeo-repórter no Veja.com. Entre agosto e dezembro, foi repórter, vídeo-repórter e consultora de redes sociais no site da revista Contigo. Passou uma pequena temporada visitando os estúdios da emissora CNN International, em Atlanta (EUA). Deixou a Abril no final de 2012.
     
    Atua como freelancer na área de texto e vídeo. Mantém o blog …Às Claras…, alocado no portal WordPress, desde março de 2007. Nele publica a websérie apê.ritivos, gravada em seu apartamento que, todos os meses, traz um novo vídeo que mistura bate-papo e Gastronomia.
     
    Venceu o 4º Concurso Universitário de Jornalismo da CNN, em 2008, promovido pela Turner International. No mesmo ano, foi finalista do 3º Prêmio Real Jovem Jornalista, promovido pelo jornal O Estado de S.Paulo.
     
     
    Atualizado em março de 2013
    Fontes: