Claudia Barthel

    Claudia Barthel nasceu em Palmitos (SC), em 1971. É jornalista formada pela pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha/RJ), no ano 2000.
    Entrou para o mundo da televisão no final de 1991, como produtora e apresentadora na TV Cabrália (BA), de Itabuna, então afiliada da Rede Manchete. Em abril de 1994, mudou para a TV Santa Cruz (BA), também de Itabuna, afiliada da Rede Globo, onde passou a fazer edições e reportagens.
    Voltou para o estado natal em dezembro daquele ano, para trabalhar na RBS TV (SC), de Chapecó, como editora-chefe, repórter e apresentadora do telejornal Jornal do Almoço. Em nova mudança, mudou-se para o Rio de Janeiro, indo trabalhar como repórter especial e apresentadora do Globo Comunidade na TV Globo (RJ). Suas reportagens foram exibidas no Jornal da Globo, Bom Dia Brasil, Bom Dia RJ e RJ TV.
    Teve uma rápida passagem pela antiga TVE (RJ) e voltou à Rede Manchete, desta vez no Rio, em setembro de 1997, como apresentadora e repórter. Apresentou vários telejornais, entre eles o Edição da Tarde e o Jornal da Manchete. Há quem afirme que recebeu uma homenagem do compositor Chico Buarque, que lhe teria dedicado a canção Sonhos, sonhos são (do CD As Cidades, 1999).
    Com o fim da Rede Manchete, passou a trabalhar na RedeTV!, em junho de 1999, como apresentadora do Primeira Edição e, em 2001, do Jornal da TV. Em julho de 2004 passou a apresentar o TV Esporte Notícias. Sofreu grave acidente de moto em 2008, voltando, em janeiro de 2009, para apresentar o Leitura Dinâmica 1ª Edição. Desde fevereiro de 2010, é a apresentadora do RedeTV! News.
    Venceu o Troféu Imprensa 1994, como Melhor Apresentadora da Bahia, e o Super Cap de Ouro 2010, como destaque na apresentação de telejornal, no caso, o RedeTV! News.
    Atualizado em dezembro de 2011.
    Fontes: