APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Claudia Belfort

Claudia Belfort

Foi editora-chefe de Plataformas Digitais no Grupo Estado, assina a coluna 'Sinapses' no Estadão.com. Trabalhou em jornais, rádios e televisão, nas cidades de São Paulo, Curitiba, Paraná e Recife.

Claudia Belfort nasceu em Recife (PE). É graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe/PE), em 1990, e pós-graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), em 2007. Cogitou graduar-se em Serviço Social, já que almejava trabalhar na ressocialização de presos, mas diz ter percebido que com o Jornalismo ajudaria mais a sociedade. Mantém seu objetivo principal em toda a trajetória na imprensa.
 
Conseguiu seu primeiro emprego como jornalista na rádio Clube AM (PE) enquanto ainda cursava a faculdade. O foco do trabalho era a prestação de serviços e a orientação para a comunidade. Fez trabalhos diversos, principalmente de elaboração de pautas e produção. Diz carregar consigo, desde então e para sempre, o dinamismo da profissão e o objetivo de sempre servir à população.
 
Trabalhou na TV Jornal do Comércio, retransmissora do SBT em Recife, e na TV Pernambuco, ligada ao Governo do Estado. Fez frilas para revistas locais e para editora Abril, trabalhou em outra rádio e na assessoria do então governador pernambucano. Foi responsável por cobrir o setor de Justiça no jornal Diário de Pernambuco, trabalhou na sucursal recifense de Veja e fez trabalhos de Assessoria de Imprensa, Assessoria Pública e Assessoria de Comunicação.
 
Em 2000, foi convidada por Marleth Silva para ajudá-la na implantação do portal de notícias do jornal Gazeta do Povo, já que as publicações online seguiam o mesmo padrão das publicações impressas e era necessária uma adaptação à linguagem digital. Aceitou e tornou-se, em 2004, chefe de Redação.
 
Em 2007 deixou o jornal e foi trabalhar no Grupo Estado (SP), no antigo Jornal da Tarde, como editora-chefe. Tornou-se editora-chefe de Conteúdos Digitais em 2011, responsável pela definição da estratégia de conteúdos do grupo – os jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde e as rádios Estadão AM e FM – para a Internet, mobiles, tablets e redes sociais.
 
Passou a exercer a função de editora-chefe de Plataformas Digitais em fevereiro de 2013, com a responsabilidade de coordenar as equipes de soluções multiplataforma e o núcleo Estadão Dados, auxiliando a desenvolver e implantar novas narrativas e inovações em termos de linguagem e multimídia, detectando pelo mundo tendências e inovações em edição multimídia, e organizando as demandas de desenvolvimento tecnológico.
 
Claudia lançou em 2011 o livro Aqueronte, o Rio dos Infortúnios pela Editora Letras do Brasil. A edição traz 13 contos que têm em comum histórias de pessoas cujos mecanismos de pensamento fogem do padrão geral vigente: loucos, excêntricos, desequilibrados, psicóticos, visionários, esquizofrênicos, doentes mentais ou gênios.
 
Após seis anos no Grupo Estado, contratada inicialmente como editora-chefe do Jornal da Tarde, Claudia Belfort deixou a empresa em junho de 2013.  Em 2014, Claudia segue assinando a coluna Sinapses, no Estadão.com onde conversa sobre igualdade, gênero, filosofia, poesia e conforme diz "o que mais me der na telha".
 
 
 
Atualizado em março/2014- Portal dos Jornalistas
Fonte:
http://br.linkedin.com/pub/claudia-belfort/11/812/169
Jornalistas&Cia- Edição 885
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)